Maior feira criativa do MS acontece sábado no Jorjão

Maior feira criativa do MS acontece sábado no Jorjão

8 de agosto de 2019 0 Por jornalismo

A 6 ª Edição da feira vai acontecer no sábado, dia 10, das 17h as 22h no Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão – Jorjão em Dourados. O Balaio – Feira Criativa é uma feira que nasceu da vontade de unir os mais variados microempreendedores criativos de Dourados e região, movimentando assim a economia e fortalecendo essa cena que é bem carente no município. Ter a praticidade de tudo no mesmo lugar, gerando assim um ambiente para todas as idades, descontraído e aconchegante.

NOTA DOS ORGANIZADORES

Assim como os balaios, que são cestos grandes e carregam muitas coisas, pensamos nesse nome como forma de agregar o máximo de artistas, artesãs e artesãos, cozinheiras(os) dentre muitos outros em um só lugar, um balaio grande onde se pode encontrar de tudo um pouco, desde arte até coisas mais práticas e úteis para o nosso dia-a-dia, e claro boas comidas, doces e etc.

Para essa 6ª edição podemos adiantar que, como nas edições anteriores, buscamos sempre movimentar a cena dos artistas locais garantindo shows e sets de cantorxs e djs da cidade. Dessa vez participarão Jaque Altenhofer e Gabriel Camargo (com um repertório da nossa MPB), e também DJ Julim.

Nossa feira é composta por inumerxs expositorxs (mais de 120) que são pessoas que se inscreveram, passaram pela curadoria e foram selecionados, das mais variadas áreas criativas, são pessoas do artesanato, da arte, da gastronomia, dos brechós, da música, da botânica dentre inúmeras outras áreas. Em cada edição novas pessoas surgem em nossa feira e isso é muito especial, ver que de certa forma nos estimulamos essas pessoas a produzirem para expor em um lugar que busca ser o mais acolhedor possível, movimentando cada vez mais a economia criativa do estado e da cidade de Dourados.

A produção da feira é assinada por Raique Moura, Bi Miura e Fernanda Sabô, todos nós somos artistas da cidade de Dourados, mesclamos nossas áreas artísticas e juntos buscamos fortalecer o cenário cultural e promover uma forma de apresentar ao público toda a riqueza cultural de pessoas comuns que cozinham, pintam, escrevem, costuram, garimpam… enfim: produzem todos os tipos de arte e/ou economia criativa, sempre atentos à sustentabilidade.

A ideia nasceu no início do ano de 2018, ela surgiu da vontade coletiva desse grupo de unir os mais variados micro empreendedores criativos de dourados e região, movimentando assim a economia e fortalecendo essa cena que é bem carente em Dourados.

Nós acreditamos que o Balaio tem sido a melhor forma da cidade conhecer quem são os micro empreendedores criativos da região, além disso, buscamos trabalhar com uma feira que agregue a linguagem artística e, através disso, sonhamos fomentar, cada vez mais, ideias como essa, organizada por pessoas comuns, buscando juntar forças com o máximo de pessoas para chegar nas ruas, praças, parques e mostrar o trabalho incrível que é realizado em nossa cidade, por nossa gente.

É importante frisar a parceria com a Secretária Municipal de Cultura que nos apoia com a cedência dos locais para a realização da feira.