
Secretario de Saúde anuncia dois casos de coronavirus em MS
16 de março de 2020O secretário Estadual de Saúde Geraldo Resende confirmou dois casos de coronavirus em Mato Grosso do Sul. A confirmação aconteceu em decorrência de uma bateria de exames realizadas em Campo Grande. Os dois pacientes são da Capital. Uma das pacientes é uma mulher, de 23 anos, que teve contato com um caso positivo no Rio de Janeiro e o segundo caso trata-se de um homem de 31 anos que esteve recentemente em Londres, na Inglaterra e que teve contato com casos confirmados em São Paulo. Essas pessoas estão em isolamento domiciliar. De acordo com o Jornal O Progresso, elas se apresentaram com quadro de febre e dificuldades respiratórias, foram feitas os exames. Dos 18 casos suspeitos dois foram confirmados.
Essa semana o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que a união entre o Estado e o município será de extrema importância ao combate dessas doenças. “O Governo e o Município estão preparados para este novo desafio em nosso Estado. Estamos tomando medidas preventivas visando atendimento ágil e eficiente à população”, destacou.
Entre as medidas estão o custeio e reativação, pelo Estado e pelo Município, de 60 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI no Hospital do Pênfigo. Os leitos serão usados para internação clínica de casos de dengue e também serão utilizados para casos suspeitos de coronavírus e que venham a necessitar de isolamento
Também serão ativados 34 leitos no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, sendo 25 leitos semi-intensivos e nove leitos de UTI. O Município de Campo Grande irá fornecer recursos humanos para possibilitar o funcionamento dos leitos e o Estado irá realocar, de forma emergencial, servidores da Saúde para atendimento no Regional.
Segundo o secretário Geraldo Resende o governador Reinaldo Azambuja, que garantiu o aporte dos recursos necessários para a locação de equipamentos destinados à implantação dos leitos de UTI no Hospital Regional e também para a contratação de recursos humanos. “O governo do Estado não tem medido esforços para levar saúde de qualidade para a população e para que Mato Grosso do Sul esteja preparado para, caso necessário, enfrentarmos casos de coronavírus no Estado”, completou o secretário.