
Sergio Nogueira intercede por instituições que atendem educação especial e infantil
13 de março de 2018A crise que afetou diretamente centenas de famílias que contam com a prestação de serviços da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), AAGD (Associação dos pais e amigos dos Autistas da Grande Dourados), Pestalozzi e CEI da UFGD parece finalmente chegar ao fim.
Após o vereador Sergio Nogueira (PSDB) e os representantes das instituições se reunirem com o novo secretário municipal de Educação, Upiran Gonçalves, o mesmo junto ao Ministério Publico Estadual chegou a uma solução definitiva para resolver o problema a partir desta semana.
A diretora da Pestalozzi, Vera Di Dio, a diretora da Apae, Elizabeth Virgues, e o presidente da Apae, Jorge Luis Trota, participaram da reunião.
“A questão é que o problema não residia tão somente na secretaria de Educação, existe uma ordem judicial, no entanto os professores que já trabalhavam em um convênio com o Governo do Estado, continuaram atendendo. Através desse diálogo, o secretário marcou uma agenda com o Ministério Público e chegou a uma solução para esse problema. Ficamos felizes que entraram em um consenso e o problema foi resolvido em curto prazo”, menciona Sergio Nogueira.
Mediante esse impasse, Sergio Nogueira, que sempre apoiou entidades que buscam a inclusão social de pessoas com deficiência, ressalta a importância de manter o atendimento desses alunos, pois haveria um grande prejuízo às crianças caso tenham que se matricular no ensino regular, uma vez que a assistência dada a elas é planejada de acordo com a necessidade de cada uma. O parlamentar enfatiza que as instituições são escolas reconhecidas pelos Conselhos Municipal e Estadual de Educação e prestam um excelente ensino na educação especial.
Educação Infantil
No que tange à educação infantil do município, o vereador Sergio Nogueira acompanhou as instituições conveniadas com a prefeitura, sendo elas: Creche André Luiz, Cei Esther Gomes Ergas, Escola Nova Época, Lar Santa Rita, Associação Educacional Ceminha, Escola Iepid e Colégio Ceart. Essas instituições, em reunião intermediada pelo parlamentar junto com o secretário de Educação, foram informadas que a administração municipal em acordo com a Promotoria da Infância e Juventude assumiu a responsabilidade de matricular 1.500 crianças que serão atendidas através de convênio com a prefeitura.
“Fico feliz com o resultado do aumento de atendimento às crianças na idade da educação infantil, pois representa o cumprimento de metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Educação, uma das responsabilidades do mandato de vereador”, destaca Sergio Nogueira, que é membro da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal.