Troca-troca partidário

Troca-troca partidário

14 de abril de 2018 3 Por jornalms

*Por Valentin Ferreira

O termo “janela” de transferência [1] é usado no mercado do futebol como a oportunidade que o calendário de eventos dá para mudanças de jogadores para outros clubes. Daí, então, surge o termo janela partidária, tratando da transferência de políticos para outros partidos. Confira a seguir a movimentação no Mato Grosso do Sul.

O clube tucano teve na soma de seu time um deputado estadual, Paulo Corrêa, filiado ao partido recentemente [2], deixando o PR, onde seguiu carreira pública durante 18 anos e com seu sexto mandato no parlamento estadual [3]. Paulo Corrêa foi recebido como liderança política no MS, pelo PSDB, e vem para agregar no projeto de reeleição do atual governador do estado, Reinaldo Azambuja.

Com a adesão de Paulo Corrêa, o PSDB passa a ter a maior bancada da sua história na Assembleia, com oito membros, garantindo ainda mais força à base do governo.

Em contrapartida, o PSDB liberou o Deputado Federal Elizeu Dionízio que foi para o PSB, que, após preencher a vaga na Câmara Federal deixada pelo titular, abriu mão do cargo de vereador em Campo Grande[4]. Segundo o PSDB e o PSB, o Deputado Federal teve sua transferência de forma pacífica, mas se sabe que Elizeu Dionízio não optou em permanecer no partido tucano por este estar aliançado com a base do governo de Michel Temer do PMDB [5].

“Se a gente estiver vinculado a um governo publicamente corrupto, a gente vai ser pior que ele”.

Diz o parlamentar sobre o PSDB. 

O Deputado Estadual José Carlos Barbosa deixou o PSB e foi para o DEM com intenção de disputar as eleições políticas deste ano [6] e, também, deixou o cargo de diretor na SEJUSP para voltar a atuar neste que é seu primeiro mandato. Barbosinha, como é chamado, declarou que também pensa na hipótese de disputar a vaga para Governador do estado, já que agora compõe o Democratas junto com o ex-prefeito de Dourados Murilo Zauith, a deputada federal Tereza Cristina e o deputado estadual Zé Teixeira.

George Takimoto trocou o PDT pelo DEM nesta janela partidária. Atribuem sua mudança de coligação devido ao bloqueio de bens que teve em fevereiro deste ano, mas o fato é que o Deputado Estadual está com pretensões de continuar ocupando a cadeira na Casa Legislativa estadual. “Sempre tive muita proximidade com o André Puccinelli”, afirma Takimoto.

Coronel David (PSD), após ocupar o cargo de Deputado Estadual com a sigla do PSC e voltar a ser suplente, acolheu o convite de Gilberto Kassab e se realocou no PSD junto com Marcos Trad, além de demonstrar-se apoiador total e irrefutável de Jair Bolsonaro [7].

O troca-troca desta janela não teve muito toma lá dá cá, como é de costume, mas se viu importantes nomes do cenário estadual apoiarem outros projetos e siglas por interesses pessoais.


*Valentin Ferreira é graduando no curso de Direito na Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (FADIR-UFGD). Atualmente Valentin desempenha serviços administrativos na AM Prev – Assistência Administrativa.


 

Fontes e Referências:
[1] A janela de transferência é o, período do ano em que os clubes de futebol podem transferir jogadores de outros países para a sua equipe.

[2] portal eletrônico: http://www.psdb.org.br/ms/paulo-correa-e-mais-uma-lideranca-que-se-filia-ao-psdb/ , acessado 13 de abril de 2018;

[3]portal eletrônico: http://www.deppaulocorrea.com.br/noticias/convidado-pelo-governador-reinaldo-azambuja-paulo-correa-assina-filiacao-ao-psdb/2787 , acessado em 13 de abril de 2018;

[4] portal eletrônico: https://www.campograndenews.com.br/politica/elizeu-dionizio-assume-em-definitivo-vaga-deixada-por-monteiro-na-camara , acessado em 13 de abril de 2018;

[5] portal eletrônico: http://www.midiamax.com.br/cotidiano/deputado-elizeu-dionizio-pede-saida-psdb-base-governo-temer-341640 , acessado em 13 de dezembro de 2018;

[6] portal eletrônico: http://www.caaraponews.com.br/noticia/91540/barbosinha-se-filia-ao-dem-e-diz-que-partido-tera-chapa-forte-na-eleicao , acessado em 13 de dezembro de 2018;

[7] portal eletrônico: https://www.correiodoestado.com.br/politica/ex-deputado-coronel-david-a-caminho-do-partido-de-marcos-trad/318357/ acessado em 13 de dezembro de 2018;