
Práticas Integrativas são oferecidas gratuitamente na Academia da Saúde
26 de abril de 2023O Grupo oferece práticas terapêuticas como auriculoterapia, aromaterapia, mindful eating, meditação, entre outros.
Recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais têm sido utilizados no SUS (Sistema Único de Saúde) e auxiliado no tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Em Dourados, o grupo de PIC’s (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) ocorre nos espaços da Academia da Saúde, na Praça Paraguaia.
O grupo atua sob a coordenação dos profissionais da Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (e-NASF AP 1) como estratégia de ampliação do cuidado em saúde aos usuários atendidos na região. É um dos eixos do Programa Academia da Saúde, de acordo com a PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares) do SUS.
Atualmente, cerca de 20 mulheres se beneficiam das práticas integrativas de auriculoterapia, aromaterapia, mindful eating, meditação, dança circular, arteterapia, técnicas manuais e outras terapias em grupo e individuais.
Solange Vilarim de Araujo, Assistente Social da Academia da Saúde da Praça Paraguaia afirma que “as práticas são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”.
Os encontros acontecem quinzenalmente, às quintas-feiras, na Academia da Saúde da Praça Paraguaia, no bairro Jardim Independência. Para participar é necessário o encaminhamento dos profissionais do e-NASF AP e das Unidades de Saúde ESF Cuiabazinho, ESF Vila Hilda e ESF Ramão Vieira (Cachoeirinha).