
Comissão prepara regulamento do novo programa de compartilhamento de compras de passagem rodoviária
22 de junho de 2023O Programa de Compartilhamento de Compras de Passagens no Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso do Sul avança mais uma etapa. A Agems (Agência Estadual de Regulação) definiu a comissão que irá desenvolver as diretrizes para instituir o programa, tanto nas questões internas da Agems, quanto no alinhamento com outros órgãos envolvidos.
Seis profissionais foram designadas para o trabalho, conforme portaria publicada nesta semana.
O grupo é composto pelas coordenadoras de três unidades da DTR (Diretoria de Transportes): Luciana Gomes (Câmara de Regulação Econômica), Marisa Oliveira (Centro de Integração Técnica e Inteligência) e Caroline Tomanquevez (Câmara Técnica de Transportes, coordenadora da Comissão); a assessora da DTR Adriana Ortiz; a integrante da Assessoria de Estratégia, Planejamento e Resultados Daniella Lima; e a representante da assessoria jurídica, Fabíola de Abreu.

“Iremos estabelecer o cronograma de ações junto com a Secretaria de Administração sobre esse novo modelo, já que essa secretaria é quem trata de compras no Estado. E vamos preparar toda a regulamentação do sistema informatizado de credenciamento das empresas e aquisição dos bilhetes”, explica do diretor de Transportes da Agência, Matias Gonsales Soares.
Praticidade e desconto
O Programa de Compartilhamento de Compras de Passagens é uma inovação para reduzir custo e dar mais praticidade na aquisição de bilhetes por órgãos públicos para servidores em trânsito a trabalho e população assistida por atendimento social.
O projeto elaborado pela Agems foi instituído por meio do Decreto do governador Eduardo Riedel, no dia 7 de junho. Será criado um sistema informatizado onde os órgãos públicos e as empresas regulares se credenciam para compra e venda de bilhetes, com desconto mínimo será de 10%.
O programa é exclusivo para entidades públicas e poderá ser usado por órgãos do Governo Estadual, Federal e prefeituras. A iniciativa vai baratear, por exemplo, a viagem de pessoas atendidas em programas sociais que precisem ir a outro município, o transporte de pacientes para tratamento em outra cidade e o deslocamento de servidores para trabalho em local diferente de onde moram.
“Estamos promovendo uma grande inovação em todo o Sistema de Transportes e estamos olhando para todos os cenários”, conta diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis. “Esse novo sistema vai compartilhar os interesses e as ofertas, de um jeito facilitado e barateando o custo”, finaliza.
Gizele Oliveira, Agems