
Criança é a terceira vítima da dengue no ano em Dourados e MS chega a 29 mortes
4 de setembro de 2024Menino de 9 anos sem comorbidades relatadas é a terceira vítima da dengue em Dourados neste ano. A informação consta na edição de hoje (3/9) do boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).
De acordo com o documento, o paciente apresentou os primeiros sintomas no dia 16 de agosto, tendo óbito constatado no dia 27 do mesmo mês.
O Dourados News entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura e foi informado que ele não havia sido vacinado contra a doença.
De acordo com a administração municipal, após apresentar os primeiros sintomas, o menino foi medicado em casa e no dia 20 levado até uma UBS (Unidade Básica de Saúde), atendido e encaminhado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Na Unidade, realizou exames que deram negativo para a dengue no momento, porém, como apresentava sintomas característicos, precisou de encaminhamento para o Hospital da Vida em 22 de agosto e transferido no mesmo dia para o HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados), onde houve o acompanhamento e posterior registro da morte.
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde este é o primeiro óbito causado pela doença no Mato Grosso do Sul em quase dois meses.
Na ocasião, uma adolescente de 17 anos acabou não resistindo as complicações da doença.
Dourados
Em Dourados, as outras duas mortes relacionadas à doença ocorreram no início do ano e em ambos os casos os pacientes não eram vacinados, segundo a administração municipal.
O primeiro registrado foi um menino com idade de sete anos sem comorbidades.
Ele apresentou os sintomas em 19 de janeiro e morreu 10 dias depois, porém, as investigações que confirmaram a dengue como causadora só saíram em 11 de março.
A outra situação envolveu homem de 33 anos. No dia 3 de março apareceram os sintomas que evoluíram ao óbito dois dias depois.
Vacinação
Dourados é a única cidade do país que oferece a vacinação contra a dengue a pessoas entre 4 e 59 anos. As doses estão disponíveis em todas as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e também em pontos volantes implantados no município.