
HU de Dourados realizou mais de 500 partos em mulheres indígenas em 2024
20 de abril de 2025Um levantamento divulgado pelo HU-UFGD (Hospital Universitário da Grande Dourados) revela que no ano passado foram realizados 524 partos em pacientes indígenas. Além disso, foram feitas 1.200 internações, 1.009 consultas e 128 cirurgias.
Os dados fazem parte de um relatório divulgado em comemoração ao Dia Nacional dos Povos Indígenas, comemorado neste último sábado (19).
Desde março deste ano, o HU de Dourados passou a contar com intérpretes da língua guarani, visando eliminar barreiras linguísticas que dificultavam a comunicação entre pacientes indígenas e profissionais de saúde.
As medidas foram implementadas pelo CSIN (Comitê de Saúde Indígena do hospital), que foi reestruturado em 2022.
O HU de Dourados, também está implementando o projeto de telessaúde para a população indígena, visando ampliar o alcance da assistência, facilitar o acesso destes pacientes, diminuir filas reduzindo o tempo de espera para o atendimento, reduzir os custos envolvidos nos atendimentos e otimizar recursos.
De acordo Luciana Comunian, enfermeira especialista em saúde indígena, já estão sendo ofertadas teleinterconsultas de Psiquiatria, Reumatologia e Endocrinologia para a aldeia Jaguapiru do Polo Base de Dourados, além de atendimento em Ginecologia/Obstetrícia para gestantes de alto risco para o Polo Base de Japorã.
Fonte: MidiaMax