Recursos para Hospital de Dourados é bloqueado por Governo de Bolsonaro

Recursos para Hospital de Dourados é bloqueado por Governo de Bolsonaro

6 de maio de 2019 0 Por jornalismo

Anunciado recentemente pelo Ministério de Educação – MEC, o corte financeiro de R$ 20 milhões que seriam destinados ao Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU), através do ministro Abraham Weintraub, deverá prejudicar as obras do sonhado Hospital da Mulher e da Criança de Dourados.

O hospital que está na segunda fase das obras, está sendo construído em anexo ao HU e o corte das verbas faz parte das medidas tomadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que também também, outras 60 instituições de ensino.

Em nota, a assessoria de imprensa do HU explica:

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) esclarece que o bloqueio de R$ 20 milhões divulgado em documento atribuído à Secretaria de Orçamento Federal, refere-se a uma emenda da bancada parlamentar de Mato Grosso do Sul destinada à instituição para investimento na continuidade da obra da Unidade da Mulher e da Criança (UMC), atualmente em execução.

O montante chegou a ser liberado ao HU-UFGD no dia 2 de abril de 2019, mas foi bloqueado pelo Ministério da Economia no dia 16 do mesmo mês. Cabe explicar que tal recurso foi aprovado pelo Congresso Nacional quando da votação da Lei Orçamentária Anual (LOA).

No entanto, é importante esclarecer que o valor bloqueado, por se tratar de recurso voltado a investimentos, não influencia no custeio diário do hospital, ou seja, até o momento não houve contingenciamento dos valores remetidos para a manutenção do HU-UFGD e a assistência aos pacientes não sofrerá impactos.