Reitor do IFMS vai a Brasília tenta reverter bloqueio de crédito

Reitor do IFMS vai a Brasília tenta reverter bloqueio de crédito

7 de maio de 2019 0 Por redacao

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak, estará em Brasília (DF) nesta semana para tentar reverter o bloqueio de crédito orçamentário anunciado no dia 30 de abril pelo Governo Federal. A medida afeta todos os institutos e universidades federais do país.

Encontros com representantes do Ministério da Educação (MEC) estão na programação da 95ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Nesta terça-feira, 7, Luiz Simão e os demais reitores irão se reunir com o secretário de Educação Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau, além de terem uma agenda no Senado Federal.

No dia seguinte, há encontros previstos na Câmara dos Deputados e com a Frente Parlamentar dos Institutos Federais.

Na sexta-feira, 10, os dirigentes da Rede Federal se reúnem com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

A fim de manter estudantes e servidores informados sobre a situação, foi divulgado nesta segunda-feira, 6, um vídeo em que o reitor do IFMS reitera o compromisso em tentar reverter a situação junto ao MEC.

Bloqueio – Dos R$ 40 milhões previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) para o IFMS em 2019, quase R$ 17 milhões estão bloqueados pelo Governo Federal, de acordo com a nota oficial divulgada na sexta-feira, 3.

A medida afeta as despesas discricionárias do IFMS, o que inclui investimentos em obras e aquisição de equipamentos permanentes, além do custeio para a manutenção da instituição.