
Idenor Machado será julgado nesta segunda-feira na Câmara de Dourados
20 de maio de 2019Após entrega do relatório final da Comissão Processante que analisou as denúncias de quebra de decoro parlamentar por parte do vereador afastado Idenor Machado, a Câmara de Dourados agendou a sessão especial de julgamento para hoje, às 17h. A sessão ordinária, que acontece as segundas-feiras às 18h30, será realizada mais cedo, às 13h30.
O parecer favorável à cassação e perda de mandato será julgado em Plenária, com a garantia do direito ao contraditório e a ampla defesa. A Comissão Processante presidida por Jânio Miguel (PR), Junior Rodrigues (PR) na relatoria e Cido Medeiros (DEM) como membro, considerou que, em conformidade às motivações e fundamentos das denúncias, há a comprovação da indecência de condutas de infração político-administrativa, o que implicaria na perda do mandato efetivo do denunciado.
Na semana passada, os vereadores da Câmara votaram o julgamento do caso de Denize Portolan, ré na Operação Pregão, os quais decidiram pela cassação do mandato da vereadora afastada. Na última quarta-feira foi aprovado o arquivamento das denúncias contra o vereador afastado Cirilo Ramão Ruis Cardoso. Já na quinta-feira, foi julgada improcedente a denúncia em desfavor de Pedro Pepa, determinando o arquivamento do processo.
Mas, de acordo com matéria pulicada no jornal O Progresso, mesmo com o arquivamento das denúncias contra os vereadores afastados Pedro Pepa (DEM) e o Pastor Cirilo (MDB), na semana passada, o Ministério Público Estadual pode pedir a anulação das sessões de julgamento na Câmara Municipal. Isso porque o promotor de Justiça, Ricardo Rotunno, solicitou cópias das atas das sessões para analisar. Segundo ele, a intenção é verificar a legalidade da tramitação, já que o promotor de Justiça eleitoral de Dourados, João Linhares Júnior, vê indícios de irregularidades que podem levar a anulação das sessões.