
Vereadora cobra retomada das obras do Ceim do Jardim Vitória
13 de junho de 2019A vereadora Lia Nogueira (PR) vistoriou, durante esta semana, as condições do prédio onde irá funcionar o Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) do Jardim Vitória. Parada há meses, a obra deveria atender dezenas de crianças de 0 a 5 anos daquela comunidade, que inclui ainda a região do Laranja Doce.
De acordo com a vereadora, a paralisação de uma obra deste porte e os prejuízos com materiais de construção, por conta da deterioração, demonstram a falta de seriedade e responsabilidade da administração na aplicação dos recursos públicos. “Como vimos, por meio de documentos do Governo Federal, a obra foi viabilizada com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional), ou seja, a estrutura foi viabilizada através de verbas federais. Este Ceim faz parte das ações também do Governo Federal para auxiliar os municípios a reduzirem o déficit que há em todo país na Educação Infantil”, esclareceu Lia Nogueira.
Para a parlamentar, cabe ao município dar prosseguimento à obra e, além desta retomada, a Prefeitura de Dourados, através da Semed (Secretaria Municipal de Educação), deveria dar explicações à população do porquê da paralisação e da demora em retomar os trabalhos. “No dia 03 de dezembro encaminhamos requerimento à prefeitura questionando os motivos da obra estar abandonada e cobrando explicações em relação ao prazo em que seria retomada. Em resposta, o município alegou que a empresa que vinha tocando a obra pediu a rescisão do contrato”, informou a vereadora.
Segundo Lia Nogueira, neste mesmo requerimento, a prefeitura assegurou que a previsão de entrega deste Ceim, além dos outros que também estão paralisados, seria o segundo semestre de 2019. “Já estamos praticamente no final do primeiro semestre do ano e nem retomadas as obras foram. Como este prazo será cumprido?”, questionou a parlamentar.
Lia Nogueira informou que está elaborando um novo requerimento cobrando explicações à prefeitura e irá ainda acionar o Ministério Público para que adote as medidas cabíveis.