
Academias e igrejas são autorizadas a funcionar todos os dias da semana em Dourados
22 de dezembro de 2020Publicado na sexta-feira passada (19), com data retroativa de 17 de dezembro e vigência de oito dias, o decreto municipal de número 3.068 autoriza o funcionamento de atividades presenciais em templos religiosos e em academias de ginástica em qualquer dia da semana.
Antes, estes espaços estavam liberados para atender ao público apenas três vezes por semana.
Além das regras de higiene e biossegurança adotadas com o objetivo de conter o contágio do coronavírus (Covid-19), o decreto especifica que as igrejas devem trabalhar com 30% da lotação e as academias com 20% da capacidade máxima de atendimento.
A liberação das atividades nos estúdios e academias de ginástica seguem determinação imposta através da lei municipal de número 4.568, sancionada pela prefeita Délia Razuk (sem partido) na quinta-feira passada (17).
Esta nova lei, aprovada no dia 10 de dezembro na Câmara Municipal, tem como efeito instituir como atividade essencial os estabelecimentos de prestação de serviços de educação física em Dourados.
A medida é validada para setores públicos e privados e visa a prevenção de doenças físicas e mentais, considerando a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais à saúde.
O decreto de sexta-feira (19) também amplia o horário do comércio até as 21h nesta semana de natal e o funcionamento em bares, restaurantes e conveniências até às 22h, horário em que começa o toque de recolher vigente sempre até as 5h.