Audiência pública na Alems vai discutir atendimento na Santa Casa de Campo Grande

Audiência pública na Alems vai discutir atendimento na Santa Casa de Campo Grande

16 de março de 2025 0 Por redacao

Acontece nesta segunda-feira (17), na  (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), audiência pública sobre a crise dos Hospitais Filantrópicos e o Atendimento na Santa Casa de  e soluções. A audiência é uma proposta pelo deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD), como continuidade do trabalho da Frente Parlamentar de Defesa das Santas Casas e Filantrópicos, da qual o parlamentar é o coordenador.

O evento tem a presença confirmada dos presidentes das entidades e está marcado para as 14h, no Plenário Júlio Maia.

Instituída por meio do Ato 20/2023 da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a Frente nasceu com a proposta de consolidar dados financeiros e operacionais e intermediar discussões que possam tanto fomentar a  do uso de recursos públicos, quanto criar alternativas para a melhoria de serviços e gestão dos hospitais filantrópicos do Estado.

Confira a programação da semana da Casa de Leis:

Terça-feira

O dia 18 de março na Alems começa com a sessão ordinária, às 9h, no Plenário Júlio Maia. Pela tarde, o Plenarinho Nelito Câmara receberá a audiência pública Prestação de Contas da Secretaria Estadual de Saúde, prevista para as 14h, por proposição do deputado Lucas de Lima (Sem partido), coordenador da Comissão Permanente de Saúde. O evento receberá as contas referentes ao 3º Quadrimestre e a anual do ano de 2024.

Tal obrigatoriedade consta na Lei Complementar 141/2012, que trata sobre valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados e Municípios em ações e serviços públicos de Saúde. Conforme a norma, a prestação de contas deve ser feita em audiência pública na Casa Legislativa e no relatório devem constar a aplicação de recursos, auditorias, oferta e produção de serviços e indicadores da área da Saúde.

No mesmo dia, a partir das 19h, a Casa de Leis promove no Plenário Júlio Maia a Sessão Solene em alusão ao Dia Estadual da Ordem DeMolay. Proposta pelo deputado Junior Mochi (MDB). O evento reconhece o trabalho do grupo juvenil que pertence à Maçonaria.

Quarta-feira

Dia 19 de março, às 8h, está marcada a reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), no Plenarinho Nelito Câmara. A sessão ordinária às 9h está prevista para o Plenário. A partir das 19h, o mesmo local recebe a Solenidade de Posse da Diretoria, Conselho Direto e Coordenadoras da BPW, que é uma Associações de Mulheres de Negócios Profissionais, criada com a missão de fomentar, coordenar e orientar dinamicamente o processo de crescimento das mulheres, estimulando sua inserção no cenário econômico, político e social, fortalecendo a comunidade local, tornando-as mais justa e humana com a participação em todos os segmentos. O local foi reservado pelo gabinete Lidio Lopes (Sem partido).

Quinta-feira

Dia 20 de março também começa com a sessão plenária, às 9h. No saguão principal da Casa de Leis estará ocorrendo uma exposição de obras de artistas locais, preparando o ambiente para receber, às 19h, no Plenário Júlio Maia, a Sessão Solene em Comemoração ao Dia do Artesão e Entrega da Medalha Conceição dos Bugres, por proposição da deputada Mara Caseiro ().  Instituída pela Resolução 04/2013, a Medalha é destinada às pessoas e entidades de Mato Grosso do Sul que se destacam na produção artesanal, preservando e divulgando a cultura e as tradições regionais.

Sexta-feira

A sexta-feira, dia 21 de março, está com a agenda preenchida durante toda a manhã, a partir das 7h, para a realização do VI Seminário Estadual da Água – da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, por proposição do deputado Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente. Com o apoio de vários órgãos públicos e entidades civis, todo o ano a Alems promove o evento com objetivo de debater ações que visam a conservação desse recurso necessário à vida.