
Caminhada da consciência pelo fim da violência contra as mulheres
31 de agosto de 2018A secretária de assistência social Lívia Dias, através da Coordenadoria da Mulher representada por Maisa Sampaio, mobilizou na tarde de quarta-feira (29) com saída em frente ao Detran em Nova Alvorada do Sul e chegada no parque Nelson Tererê uma grande caminhada de consciência em comemoração ao agosto lilas.
De acordo com a organização da caminhada, o objetivo é chamar a atenção para os casos de violência contra a mulher. Todos os participantes vestiram camisetas com a estampa de alusiva a luta e ergueram balões lilas e brancos. Todos empenhados contra à violência.
Para a primeira-dama Danielle Mendes, o envolvimento das autoridades junto ao total cumprimento da lei é fundamental. Neste sentido, “Não existe solução fácil, mas precisamos de um trabalho sistemático”como também amparo e atendimento humanizado para as vítimas de violência, que devido a dependência financeira, não tem coragem de denunciar seus algozes.
A coordenadora de políticas públicas para as mulheres no município Maísa Sampaio destacou; “não podemos tolerar nenhum tipo de violência, em especial o da mulher, ações como esta é de suma importância, precisamos de união, em todos os poderes, legislativo, executivo ou judiciário, e cada dia intensificar estas ações, e o principal investir na estrutura de apoio das vítimas”.
O Prefeito Arlei Barbosa , ressaltou todas as ações do seu governo diante do tema, frisou o empenho de sua esfera administrativa e colocou a governabilidade a disposição dos demais segmentos da sociedade para novas ações em parceria.
A figura do delegado de polícia como o primeiro garantidor dos direitos e interesses da mulher vítima de violência doméstica e familiar, afinal, esta autoridade está à disposição da sociedade vinte e quatro horas por dia, durante os sete dias da semana, tendo aptidão técnica e jurídica para analisar com imparcialidade a situação e adotar a medida mais adequada ao caso, o “Dr. Rômulo Teixeira Marcelo que esteve presente diz, em breves palavras, o ditado em que fala que briga de marido e mulher não se mete a colher é do passado, temos que abrir o coração e procurar a justiça e se coloca a disposição como autoridade titular na delegacia de Polícia Civil de Nova Alvorada do Sul“.
O 1º tenente, Klayton de Andrade Silva, que esteve na caminhada em quase a sua totalidade do percurso agradece a todos pelo convite e coloca toda a estrutura do Pelotão da Polícia Militar do município a disposição desta causa que ele entende ser de suma importância para a sociedade.
A ação, teve como objetivo levar informação acerca da complexidade do cenário atual da violência contra as mulheres e dar maior visibilidade a questões relativas aos direitos humanos da Mulher.