
Chuva de granizo afetou lavouras de milho em cinco municípios de MS
27 de abril de 2020O acompanhamento do milho segunda safra cultivado em Mato Grosso do Sul indica que a chuva de granizo ocorrida na noite de 13 de abril atingiu as regiões Oeste, Sudoeste, Sul-Fronteira e Sudeste, mas teve maior impacto em cinco municípios particularmente.
Conforme o mais recente boletim Casa Rural divulgado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária), a equipe de campo do SIGA-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) identificou as principais ocorrências de perdas em Amambai, Aral Moreira, Bonito, Mundo Novo e Naviraí.
Contudo, a entidade não detalhou nenhuma projeção de quebra de produção ou produtividade. Até o momento, foi divulgada apenas a estimativa de área plantada de 1,977 milhão de hectares, redução aproximada de 9,02%, no comparativo com o ciclo anterior, de 2,173 milhões de hectares.
Esse mais recente levantamento indica ainda que, de acordo com o modelo Agritempo (Sistema de Monitoramento Agro Meteorológico), até 22 de abril o território estadual tinha áreas com 17 dias de estiagem. No entanto, entre os dias 18 e 22, a disponibilidade média de água no solo estava em aproximadamente 60 milímetros para todo o Estado.
Ainda segundo a Famasul, na região sul, composta pelos municípios de Itaporã, Douradina, Dourados, Deodápolis, Angélica, Ivinhema, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Vicentina, Caarapó e Juti, “o clima está sendo irregular para emergência e desenvolvimento do milho, a temperatura está favorável, com variação média entre 17º e 23º, entretanto a chuva está ocorrendo com certa irregularidade na região sul, na última semana do mês de abril não haverá possibilidade de chuva para a região”.