
Cidade dos EUA ficará dois meses sem ver luz do sol
27 de novembro de 2018A pequena cidade de Utqiaġvik, também conhecida como Barrow, no Alasca, viu seu último pôr do sol do ano no domingo (25). A próxima vez que os 4 mil habitantes do povoado localizado mais ao norte do Estados Unidos verão a luz solar será apenas no dia 23 de janeiro de 2019.
Outros povoados, Kaktovik, Point Hope e Anaktuvuk Passt também devem ficar sem ver a luz do sol por um longo período. O fenômeno é conhecido como “noite polar” e é comum em regiões localizadas em círculos polares, que passam mais de 24 horas sem sol.
Segundo o site Weather.comm, o sol não nasce ao norte do Círculo Polar Ártico entre novembro e janeiro “devido à inclinação da Terra longe da luz solar direta”.
Localizada mais ao norte do que todos os outros povoados, Utqiaġvik é a primeira cidade afetada pelo fenômeno todos os anos.
Isso não significa que a região ficará na escuridão total pelos próximos meses: quando o sol fica a seis graus da linha do horizonte, uma pequena iluminação é irradiada no local por aproximadamente três horas. Este fenômeno é chamado de “crepúsculo civil”. (Com informações da BBC)