Como canalizar a sua ansiedade no trabalho para uma melhor produtividade

Como canalizar a sua ansiedade no trabalho para uma melhor produtividade

26 de abril de 2018 4 Por jornalms

*Por Leandro Camilo

 Olá caros leitores, a pedido de vários leitores, hoje irei abordar uma temática pertinente para os dias atuais, onde atinge grande parte da nossa população: a ANSIEDADE.

Imagine você! São 4 horas da tarde e você sabe que tem um monte de trabalho para concluir até o final do expediente. Pois bem!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 18,6 milhões de adultos no Brasil são afetados pela ansiedade.

 

Nos dias atuais a cultura de trabalhar parece ser muito difícil para as pessoas. Apresenta uma pesquisa da Anxiety and Depression Society of America que 56% dos ansiosos lida especificamente com a ansiedade no trabalho.

Podemos assim evidenciar que: existe a chance de 50% de que aquele seu patrão inabalável, esteja passando por uma crise de ansiedade no trabalho. E você? Parou para pensar…

Por mais incrível que pareça o estresse não é a mesma coisa que a ansiedade, mas ambos estão relacionados. O estresse se refere a uma resposta aos estímulos externos diretos e desaparece quando você resolve o problema.

Já a ansiedade é autossuficiente, pois ela pode continuar existindo muito bem na nossa vida por conta própria, como um simples floco de neve de temor existencial que não vai derreter quando o sol nascer.

Supomos que, se por acaso você sentir aquele grande alívio após uma apresentação no cliente, após ter entregado um relatório ou até mesmo ter saído da sala de seu patrão após ser chamado por ele sem saber o motivo, é o estresse no local de trabalho falando adeus depois de fazer a sua parte.

Chamo de modo particular como SINDROME DO FANTÁSTICO o seguinte: vamos supor que você esta na sua casa com sua família final de domingo, assistindo televisão e de repente você ouve aquela musiquinha do fantástico … “É FANTÁSTICO”, e logo após bate um desespero dentro de você, ah meus caros leitores, isso já é um sintoma que tem algo de errado contigo.

Se, no entanto, você se sente constantemente com medo, desassossego ou um sentimento que não sabe explicar quando pensa em seu trabalho, ou quando vê seu patrão/chefe, então isso é a ansiedade no trabalho insistentemente recusando-se a tirar um dia de folga.

A ansiedade desgasta as pessoas e seu desempenho no trabalho cai mais ainda, assim você se culpa por não entregar tudo que deveria com uma nova resposta ansiosa, então você começa a repetir esse processo.

Na próxima semana irei apresentar a vocês alguns métodos que você poder adotar no seu dia dia para superar a ansiedade no trabalho e assim ser mais produtivo.

Não perca! Nos vemos na próxima semana.

Tenham todos uma semana de excelência.


*O colunista Leandro Camilo possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios, especialista em Gestão Pública e pós-graduado em Recursos Humanos. Leandro ainda é mestre em Agronegócios e Líder Coach (IMB – Instituto Mentes Brilhantes). Atualmente atua como docente na UNIGRAN e FETAC e é proprietário da LS Consultorias & Treinamentos.