
Cresce índice de clonagem de WhatsApp em Dourados
1 de março de 2021O número de contas de WhatsApp clonadas em Dourados aumentaram com a pandemia da Covid-19, que teve início em março do ano passado.
Ao Jornal O Progresso, o delegado de Polícia Civil, Rodolfo Daltro, informou que esse índica cresceu uma média de 20%. Segundo ele, os golpistas estão aproveitando que as pessoas estão passando mais tempo em casa.
“Os criminosos estão aproveitando esse tempo de isolamento social, e acabam atacando principalmente os idosos. Em Dourados, os casos de clonagem de WhatsApp, até mesmo cartões, aumentou consideravelmente com a pandemia”, disse.
Inclusive, nesta sexta-feira (26), o próprio secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, informou por meio de suas redes sociais que seu número havia sido clonado.
O golpe teria ocorrido depois que ele atendeu a ligação de um suposto pesquisador do Ministério da Saúde.
Fique atento
Daltro deu algumas dicas de como se proteger. “É preciso estar sempre atento, muitas vezes recebemos ligações desses golpistas se passando por funcionários de telefonias, isso é comum. Por isso, a recomendação é que a pessoa não passe nenhum dado, sem antes confirmar se a operadora de fato está solicitando esse tipo de informação”, destacou o delegado.
Não clicar em links enviados nos grupos de WhatsApp, mesmo que encaminhado por amigos e ou familiares; colocar mais de uma senha no celular e, inclusive, no aplicativo. Isso dificulta a ação dos bandidos.
Caso a pessoa acabe ‘caindo’, o primeiro passo é bloquear a linha telefônica, ou seja, entrar em contato com a telefonia, em seguida, procurar a delegacia, registrar o boletim de ocorrência, além de alertar as pessoas próximas para que não atendam ligações ou respondam mensagens que, na maioria das vezes, solicita transações bancárias.