
DICAS COACH: 5 impactos das redes sociais e internet na vida das pessoas
10 de maio de 2018
*Por Leandro Camilo
Com o grande crescimento de forma acelerada das tecnologias, de modo particular “uso das redes sociais” traz uma interferência direta e oculta nas vidas das pessoas, alterando desta forma o comportamento da sociedade em geral. Onde não somente as pessoas que usufruem dessas tecnologias, mas também as pessoas que convivem ao redor delas, e que utilizam de forma exagerada.
O uso excessivo dessas tecnologias está cada vez mais estreitando os laços entre as pessoas, entre o mundo global e ao mesmo tempo, afastando de forma visível o contato físico entre as pessoas ao seu redor.
A internet é o coração de um novo paradigma sociotécnico, que constitui na realidade a base material de nossas vidas e de nossas formas de relação, de trabalho e de comunicação. O que a internet faz é processar a virtualidade e transformá-la em nossa realidade, constituindo a sociedade em rede, que é a sociedade em que vivemos.
Com essas tecnologias temos que admitir que, está gerando várias comodidades desde tarefas simples até as mais complexas, criando assim, conforto, segurança e praticidade, também temos que analisar e ver que ao mesmo tempo está gerando pessoas desconfiadas, egocêntricas que sentam a mesa para refeições ou roda de amigos e a primeira coisa que se faz é, pegar o celular e a segunda se dá em fazer a pergunta “tem wi-fi?”.
Ando percebendo nos dias atuais entre amigos, familiares e na sociedade em geral, que estamos cada vez mais dependentes das tecnologias, não conseguimos ficar sem celular ou melhor internet onde quer que esteja.
Sou professor e empresário, e vejo a dificuldade que os alunos têm em se manterem desconectados com o mundo virtual durante a estadia acadêmica, saem para o intervalo já com seu celular na mão, no trabalho em diversos momentos colaboradores pegam seu celular para consultar redes sociais ou apenas para fazer uma conferência de algum tipo de conexão alheia. A internet veio de mansinho e quando tomamos conta ela está dominando nossas vidas, e muitos não vão admitir isso, mais analise, se chegar a faltar internet na sua empresa ela para? Sistemas, e-mail, processos são totalmente dependentes de internet, sem internet sem serviço a executar.
O impacto das redes sociais dos usuários vai muito além do entretenimento, de acordo com um estudo do Instituto de Tecnologia Política de Washington, nos Estados Unidos. Além de afetar o sono, reduzir o número de encontros presenciais com os amigos, segundo o estudo, com 17 minutos perdidos no “mundo real”, em um ano, isso equivale a cerca de 18 dias a menos gastos na tarefa de ver e estar com os amigos.
No caso dos jovens, o uso da internet tem afetado o tempo que eles dedicam aos estudos. Pessoas entre 15 e 19 anos desperdiçam 0,3 minutos de estudo para ficar navegando em redes sociais. No final do dia, isso equivale a cerca de sete horas.
Já no que se trata a respeito aos colaboradores nas empresas, o conselho que lhes dou é o seguinte, se sobrar um minutinho livre, aproveite-o para um bate papo informal com um colega de trabalho, um café para relaxar ou apenas descanse. Tenho certeza que esta postura a ser adotada agregará muito mais do que se sentar à frente do computador, ou no celular lendo seus status ou visitando perfis.
As empresas estão sendo forçadas a se transforem mediante a essa evolução tecnológica, adaptando desta forma aos profissionais mais jovens (Geração Y), que têm contato direto e frequente com novas tecnologias e internet e que possam interagir de forma salutar e produtiva com as demais gerações, sem prejuízos, levando em conta o ramo de atividade e a função exercida.
É uma prática comum, especialmente em grandes empresas onde há um uso rotineiro do computador, que se estabeleçam de forma clara, regras para o seu uso, mas o importante é desenvolver programas e ações visando engajar os colaboradores com o seu trabalho, priorizando-o. Assim, o uso das redes sociais poderá ser muito menor durante o expediente. Já se tratando dos colaboradores, seria interessante estabelecer horários para esta prática, não permitindo interferência na sua evolução profissional e suas relações.
*O colunista Leandro Camilo possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios, especialista em Gestão Pública e pós-graduado em Recursos Humanos. Leandro ainda é mestre em Agronegócios e Líder Coach (IMB – Instituto Mentes Brilhantes). Atualmente atua como docente na UNIGRAN e FETAC e é proprietário da LS Consultorias & Treinamentos.
Excelente! Serve de alerta para todos nós contra o bicho papão da tecnologia! Perdemos muito tempo de vida em redes sociais e esquecemos de viver a vida de forma real. Sabe aquela pessoa que você gosta tanto e só conversa com ela pelo WhatsApp e redes sociais!? Pois é! Quanto tempo você não a vê pessoalmente?? Vai até a casa dela visitá-la, abraçá-la. Viva a vida de forma real! Saia da frente das telas do bicho papão tecnológico! Esse bicho te rouba tempo! Nenhuma tecnologia trará a pessoa que você gosta de volta quando ela morrer! Aproveite seu tempo do lado daqueles que você tanto ama, quanto a tecnologia use-a se for preciso, mas saiba usar de forma correta, não deixe que ela abuse de você roubando seu tempo e te faça escravo dela. Mais uma vez parabéns ao professor e colunista Leandro Rennê Camilo pela matéria.👏👏👏👏
Muito bacana o artigo e bem esclarecedor!!! Repassei para amigos que vivem esse dilema com os filhos.