DICAS COACH: Transforme Sonhos em Realidade

DICAS COACH: Transforme Sonhos em Realidade

8 de junho de 2018 0 Por jornalms

*Por Leandro Camilo

Umas das coisas mais importantes na vida é a ação, uma vez que não adianta você ter ideias fantásticas ou passar o tempo criando estratégias se você não as colocar em prática.

As pessoas ao nosso redor estão cheias de ideias maravilhosas e que nunca conseguiram colocar em prática, você mesmo deve ter aí uma série de projetos inacabados que até começaram bem, mas ao chegar na metade, perdeu o folego e não os concluiu. O Planejar é uma parte da ação. E agora é o momento de você começar a colocar em prática tudo aquilo que sonhou, mas sim, claro, com os pés no chão.

Isso é um dos fatores que diferem as pessoas de SUCESSO das pessoas de FRACASSO.

“Vá com confiança na direção de seus sonhos! Viva como você imaginou. A medida que você simplificar sua vida, as leis do universo serão mais simples”, já dizia Henry David Thoreay.

Na nossa infância, os anos que passamos são momentos de grandes aspirações. É nessa etapa da vida que os meninos e as meninas começam a sonhar grande, ter um vislumbre, imaginar o amanhã, pensar no futuro desejado… Em diversas vezes são feitas falas como: “Vou ser médico”, “Quero ser um astronauta quando eu crescer”, “Um dia serei um grande jogador de futebol” etc.

Com essas declarações, manifestam-se as grandes aspirações das crianças. O triste é que nem todos conseguem realizar seus sonhos da infância; Alguns sonhos são varridos pelo tempo para bem longe de suas ambições e outros são integralmente afastados pelas diversas circunstâncias e dos desafios do dia a dia.

Conforme essas crianças vão crescendo e se deparam com os fatos da vida, elas começam a forjar suas aspirações. Assim, muitos começam a reduzir seus padrões, outros preferem se contentar com apenas o “gerenciável” que, na maioria das vezes, impede que essas aspirações se tornem uma realidade.

Muitas pessoas são atormentadas pelos desafios naturais da vida, como uma restrição financeira, perda dos pais, problemas de saúde ou até mesmo experiências de falhas anteriores. Como resultado, chegam a conclusão que tais objetivos ambiciosos não podem mais ser atendidos porque segundo elas os “meios para esses fins” foram adulterados.

Mas, para dizer a verdade, a jornada para o seu crescimento e o sucesso nunca foi totalmente elaborado por momentos de paz e tranquilidade. Na nossa vida, os desafios são inevitáveis, pois, na maioria das vezes, ocorrem por causa de sua capacidade de subjugar e superar o desafio no final.

Costuma-se dizer que “não há presente sem passado e nem há futuro sem presente”. Basta dizer que o futuro de um homem é um conglomerado da sua vida passada e presente. Se a vida tem que ficar perfeita em todos os momentos, então nunca se saberá ou se reconhecerá o valor do sucesso ou da grandeza.

Os desafios que encontramos no dia a dia de nossas vidas jamais devem perturbar nossas grandes ambições; o que torna um homem bem-sucedido (no sentido real da palavra “sucesso”) é o quanto ele é capaz de nutrir suas aspirações e superar seus desafios.

A maioria das pessoas, muitas vezes, usa seus desafios de vida como desculpa para o fracasso, mas eu diria: “mostre-me um homem que fracassou e vou mostrar-lhe um homem que permitiu que seus fracassos o derrubassem.”

Sendo assim, vou mostrar-lhes um homem que nunca permitiu que seus anos de desafios o tirassem do caminho para a grandeza: deixe-me apresentar a você um homem que falhou em negócios em 1831, foi derrotado na legislatura em 1832, falhou novamente em 1834, perdeu sua esposa em 1835, teve um colapso nervoso em 1836, foi derrotado na eleição em 1837, perdeu para o congresso em 1846, derrotado para o senado em 1855, derrotado como vice-presidente em 1856, derrotado novamente para o senado em 1858 e, finalmente, eleito presidente dos EUA em 1860. Este é um ícone para todas as idades. Apresento-lhes, ABRAHAM LINCOLN.

Este homem tinha grandes aspirações e, apesar de seus desafios diários, ele ainda conseguiu. Histórias como essa servem para mostrar que não importa o que você está passando ou passou, sua jornada ainda não terminou e, como diz o ditado “enquanto há vida, há esperança”. Tudo o que você precisa é não perder o ânimo diante dos desafios.

Se Lincoln tivesse permitido que seus desafios o derrubassem, certamente ele não seria uma figura de referência hoje. Você também pode ser um vencedor.

Você não deve se contentar com nada abaixo do padrão e de suas expectativas. Tudo o que você precisa é acreditar em si mesmo, na sua missão, nas suas visões de futuro e em algo maior que você. No meu caso, acredito em Deus. Porque com Ele eu posso tudo (Lucas 1:37).

“Sonhos se tornam realidade; sem essa possibilidade, a natureza não nos incitaria a tê-los. “- John Updike

 


*O colunista Leandro Camilo possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios, especialista em Gestão Pública e pós-graduado em Recursos Humanos. Leandro ainda é mestre em Agronegócios e Líder Coach (IMB – Instituto Mentes Brilhantes). Atualmente atua como docente na UNIGRAN e FETAC e é proprietário da LS Consultorias & Treinamentos.