Dourados alcançou apenas 16% do 1º grupo prioritário de vacinação contra a gripe

Dourados alcançou apenas 16% do 1º grupo prioritário de vacinação contra a gripe

11 de maio de 2021 0 Por jornalismo

Iniciada em 12 de abril, a campanha de imunização contra a gripe em Dourados atingiu apenas 16,71% do primeiro grupo prioritário, formado por crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Conforme dados obtidos pelo Dourados News junto a assessoria de comunicação da prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde esperava alcançar nessa etapa, 48.739 pessoas.

Do montante, 6.113 são menores de dois anos, 10.183 de crianças de dois a quatro anos, 3.369 de cinco anos, 3.056 gestantes, 502 puérperas, 8.382 trabalhadores da saúde e 17.134 indígenas.

Com a população indígena, a secretaria municipal de saúde repassa as doses de imunizantes para o Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena), que fica responsável pela distribuição e aplicação aos moradores da reserva.

Idosos e professores começam a ser vacinados hoje

Nesta terça-feira (11), se inicia a vacinação do segundo grupo prioritário, formado por idosos e professores das redes pública e privada de ensino. Para esta nova fase, a estimativa é de que a campanha alcance ao menos 32.833 pessoas.

Desse montante, 28.252 são idosos de 60 anos ou mais e 4.581 professores das redes pública e privada.

Ainda conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, mesmo com essa nova fase, as pessoas que fazem parte da primeira ainda devem buscar as unidades básicas de saúde para se imunizar contra a Influenza.

A campanha contra a gripe segue até o dia 9 de julho, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.

Há ainda uma terceira fase, prevista para se iniciar em 9 de junho com o atendimento aos seguintes grupos prioritários: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Em Dourados, a soma de todos os grupos chega a 105 mil pessoas e a meta do município é de atingir no mínimo 90% desse montante até o final da campanha, previsto para o dia 9 de julho.

Campanha acontece paralelamente à imunização contra a Covid-19

A recomendação do Ministério da Saúde para pessoas que também fazem parte dos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19, como é o caso de idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e indígenas é para aguardar um intervalo de pelo menos 15 dias para aplicação entre uma vacina e a outra.

As unidades de saúde de Dourados que atendem para aplicação de vacina contra a gripe são: Novo Horizonte, Seleta, Cuiabazinho, Vila Hilda, Campo Dourado, Carisma, Piratininga, Chácara dos Caiuás, Maracanã, Cabeceira Alegre, Parque das Nações II, Jockey Clube, Guaicurus e Bem Te Vi.

O atendimento também acontece nos postos de saúde dos distritos de Itahum, Vila Vargas, Macaúba, Formosa, Indápolis, Vila São Pedro e Panambi.

Na Reserva Indígena o atendimento acontece nos postos Bororó I, Bororó II, Jaguapiru I e Jaguapiru II.

A população pode buscar atendimento nesses locais em horário comercial, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para receber a dose do imunizante contra a Influenza é preciso apresentar um documento válido de identificação civil.

“Estamos inclusive convocando os grupos prioritários da gripe, porque a procura está baixa. Vamos iniciar o atendimento ao novo grupo prioritário, mas o anterior segue sendo vacinado também”, esclareceu a assessoria de comunicação da prefeitura.