Dourados faz marcha para incentivar a adoção tardia; evento será domingo

Dourados faz marcha para incentivar a adoção tardia; evento será domingo

18 de maio de 2017 0 Por jornalms

Abrigos de Dourados tem 10 crianças disponíveis para a guarda provisória e outros 3 para a adoção. Caminhada acontece às 9h saindo da Praça Central

A cidade de Dourados terá no próximo domingo a “Marcha pela Adoção”. O evento acontece no próximo domingo, a partir das 9h com saída da Praça Antônio João. De acordo com a coordenadora do Programa Adotar, da Vara da Infância, Valdirene Campos Schitz Pereira, a caminhada tem o objetivo de divulgar a adoção em Dourados e dar a chance de crianças e adolescentes, que estão “envelhecendo” nos abrigos, terem um lar e uma família.

Segundo ela, em Dourados estão disponíveis para a adoção 3 meninos de 13 a 16 anos. Outras 10 crianças, sendo 2 meninos e 8 meninas estão disponíveis para a Guarda provisória. Elas estão em fase final de destituição das famílias de origem e têm idades entre 10 e 16 anos.

A coordenadora explica que hoje 25 casais estão na fila de espera pela adoção, mas na maioria dos casos, as crianças disponíveis não se encaixam no perfil que eles desejam adotar. “Ainda existe o preconceito e certos mitos. Queremos incentivar a adoção e mostrar que ela é possívelem qualquer idade”, destaca.

Para adotar, os interessados precisam fazer um curso de preparação para a adoção. A nova turma começa no próximo dia 04 de agosto. o curso tem duração de 12h e acontece sempre as sextas-feiras. É a condição fundamental para que o casal seja habilitado a requerer o pedido de adoção.

Percurso

O percurso da caminhada de Dourados será pela Rua Presidente Vargas até o Parque dos Ipês. Além da manifestação, haverá sorteio de brindes e recreações para as crianças.

Eventos como a caminhada estão programados em diversas cidades do Brasil, todos no mesmo dia, com a finalidade de dar visibilidade à causa da adoção, já que no próximo dia 25 é comemorado o Dia da Adoção. Em Dourados, a caminhada exigiu a parceria entre o Projeto Adotar, da Vara da Infância e Juventude; do Grupo de Apoio à Adoção – GAAD Adotar e do Ministério Público.

Os interessados que desejarem colaborar com a causa, além de participar da caminhada, podem adquirir uma camiseta do evento. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 99926-4529 e 99195-2700.

Dia da Adoção

O Dia Nacional da Adoção foi criado em 1996, na primeira edição do Enapa (Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção). Mais de duas décadas depois, Mato Grosso do Sul já tem sete grupos de apoio à adoção e todos estão preparando algum tipo de atividade para marcar a data.

Dourados Agora