Elias Ishy propõe audiência para debater impactos dos agrotóxicos na saúde em Dourados

Elias Ishy propõe audiência para debater impactos dos agrotóxicos na saúde em Dourados

22 de março de 2019 0 Por jornalismo

Desde o ano passado está em construção uma Audiência Pública sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde coletiva. Na tarde desta quarta-feira (20) uma reunião definiu os rumos para o debate. A atividade será realizada no dia 25 de abril de 2019, às 18h30, na Câmara de Dourados, com proposição do mandato do vereador Elias Ishy (PT).

Para além da saúde humana, o uso de agrotóxicos tem graves consequências para o meio ambiente, lembra o parlamentar. Publicado em outubro de 2017 pelo Greenpeace Brasil, o relatório sobre “Agricultura Tóxica” relata que “muitos dos efeitos a longo prazo ainda são desconhecidos, indicando que o impacto da exposição aos agrotóxicos pode ser bem maior do que se imagina”, mostrando que as  intoxicações crônicas são “silenciosas”.

Além disso, o texto diz que “a exposição constante a essas substâncias pode estar relacionada ao surgimento de graves problemas de saúde como cânceres, mutações genéticas, distúrbios e problemas sobre o sistema reprodutivo, abortos, malformações, neurotoxicidade, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e outros, com importantes repercussões sobre o perfil de morbidade e mortalidade das populações e incalculável custo social”.

A ONU (Organização Nacionais Unidas) e o INCA (Instituto Nacional do Câncer) também já divulgaram várias informações sobre doenças. Entre os mais vulneráveis estão às grávidas, as crianças e as comunidades que moram próximas às plantações, como as indígenas. Na região, de acordo com o dossiê Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), foi observada correlação entre a prevalência de intoxicações e de tentativas de suicídio pela exposição a agrotóxicos, principalmente nas culturas de algodão e feijão. Os municípios de Dourados, Fátima do Sul e Vicentina se apresentaram como mais críticos, de acordo com a pesquisa.

Para entender e debater mais sobre o assunto, a palestrante será a Fernanda Savicki de Almeida, Doutora em Ciências, pesquisadora da Fiocruz Mato Grosso do Sul e integrante da Comissão de Estudo dos Impactos dos Agrotóxicos no MS.  Ela é ainda membro do Núcleo de Agroecologia da Extensão, Ensino, Pesquisa e Saberes Tradicionais de MS e da Coordenação Coletiva do Grupo de Trabalho de Saúde da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA – Agroecologia).

A próxima reunião do grupo será no dia quatro (04) de abril, às 16h30, no Plenarinho. Lembrando que Ishy é presidente da Comissão de Saúde da Câmara.