Em SP força-tarefa começa a retirar entulho acumulado por idosa em casa durante 20 anos

Em SP força-tarefa começa a retirar entulho acumulado por idosa em casa durante 20 anos

23 de julho de 2019 0 Por redacao

Prefeitura de Salto (SP) mandou equipes para começar limpeza, que deve durar dias. Imóvel tem tanto material acumulado que idoso precisou abrir um buraco no muro para poder entrar e sair de casa.

Uma força-tarefa de agentes da prefeitura começou a limpeza, na tarde desta terça-feira (23), da casa com material acumulado durante 20 anos pela dona, no Jardim Três Marias, em Salto (SP).

A ação realizada pelas equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, a Secretaria de Ação Social e a Secretaria do Meio Ambiente retirou dois caminhões de lixo. O trabalho será retomado na quarta-feira (24).

A residência é de um casal de idosos que não tem filhos e vive sozinho. O caso veio à tona quando o aposentado Benedito Togni, de 82 anos, jogou parte do material na Rua Monteiro Lobato, na manhã de segunda-feira (22).

Segundo ele, o ato foi uma tentativa de chamar a atenção de autoridades para que o problema fosse resolvido. A esposa dele, de 77 anos, sofre de transtorno e começou a recolher objetos na rua e levar para a casa desde os anos 90.

Como há grande quantidade de lixo, entre papelão móveis antigos e vidro, um caminhão de coleta foi acionado pela prefeitura. A idosa foi encaminhada ao Hospital São Camilo, para ser medicada.

Na segunda-feira a reportagem foi até o local, mas a idosa preferiu não dar entrevista e apenas afirmou que “guarda o que precisa”.

Em nota, a prefeitura informou que já realizou visita por meio da Secretaria de Ação Social e que o Departamento de Zoonoses também esteve no local para orientar a pessoa sobre o perigo de reunir animais peçonhentos.

Buraco para entrar e sair

O volume de material é tão grande que o portão da garagem foi totalmente bloqueado. Por conta disso, o idoso precisou abrir um buraco no muro para conseguir entrar e sair.

Segundo Benedito, são os irmãos que moram na mesma rua e também são idosos. A vizinha Neide Miranda de Oliveira tenta ajudá-los com carona ao hospital ou até mesmo comida.

“Vi ele jogando esse lixo na calçada como forma de protesto para chamar atenção de alguma autoridade para que faça algo. É de cortar o coração”, contou ao G1.

Transtorno

A acumulação compulsiva é um transtorno psicológico onde a pessoa tem o hábito incontrolável de juntar roupas, objetos, papéis e todo tipo de entulho que, para ela, possui algum valor.

Em 2013, o transtorno foi classificado como doença mental pelo Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. Estatísticas apontam que o transtorno acomete cerca de 5% da população mundial.

As pessoas que sofrem dessa doença têm um olhar distorcido sobre objetos. Para elas, mesmo a peça que parece mais insignificante tem valor de uso, estético, sentimental ou representa algo que é valorizado pelo indivíduo.

Um dos casos mais recentes no estado de SP aconteceu em março, em Bauru. A prefeitura foi chamada para retirar montanhas de entulhoda casa de um acumulador. Após um mês, foram retiradas mais de 100 toneladas de material.