Evento sobre prevenção ao suicídio acontece até segunda-feira

Evento sobre prevenção ao suicídio acontece até segunda-feira

18 de setembro de 2018 0 Por jornalms

Existem alguns assuntos que, ao ser tema de conversa, nos causam profundo incômodo. Independente do país onde vive, da crença religiosa, da idade, da orientação sexual, a maior parte dos seres humanos sente os mesmos medos e angústias. Quase todas as pessoas evitam diálogos sobre assuntos como: a morte, a loucura e o suicídio.

No entanto, diante da epidemia de transtornos mentais e de suicídios que vem ocorrendo, não só no Brasil como no mundo, se faz necessário falar mais sobre esses temas como forma de prevenção. Nesse sentido, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) engajou-se no Setembro Amarelo e está realizando um seminário que iniciou hoje, dia 18 de setembro, e vai até a próxima segunda-feira, 24.

Na tarde de hoje, o Capitão do Corpo de Bombeiros Edilson dos Reis falou sobre sua experiência como capelão no Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Logo em seguida, o  professor Sandro Toledo, docente da Unigran, vai falar sobre “Suicídio e religiões – Líderes religiosos”.

Abertura

Entre outros membros da mesa formada para a solenidade de abertura, estava o professor Adeir Archanjo da Mota (FCH), que coordena o Grupo de Apoio Diálogos sobre Suicídio (GADSui). Ele falou sobre a importância do evento, que abre espaços de diálogo e conversa sobre este assunto conflituoso.  Para Adeir, é necessário disseminar informação e criar oportunidades para que as vítimas de transtornos possam se reconhecer, buscar diagnóstico e tratamento antes de chegar a situações críticas.

No evento de abertura, a reitora Liane Calarge demonstrou sua preocupação com com a comunidade acadêmica e principalmente com os jovens estudantes da UFGD. Como argumentou a reitora, muitos acadêmicos deixam a casa da família ou reduzem o convívio familiar para cursar a graduação, reduzindo sua rede de apoio. “Ao entrar na universidade o jovem vivencia experiências totalmente novas, interações sociais que nunca teve antes, e nem sempre é fácil”, disse ela. Para Liane, é necessário que a UFGD estreite parceria com outros órgãos e, futuramente, venha a criar espaços de acolhimento para os estudantes. “Vamos construindo juntos uma proposta para ambientes seguros, onde pessoas da universidade possam ser cuidadas e acolhidas em momentos difíceis”, propôs a reitora.

GADSui

o Grupo de Apoio Diálogos sobre Suicídio (GADSui) mantém encontros quinzenais, que acontecem na Sala 401 da Unidade 1 da UFGD. A perspectiva é de que em breve os encontros sejam realizados também na Unidade 2. Informações pelo telefone 3410-2991 ou e-mail: gadsuiufgd@gmail.com

Programação Setembro Amarelo

Dia 19 – Quarta-feira – Cineauditório da Unidade 1 da UFGD

8h30 às 9h30 – GADSui: Desafios, Avanços e Perspectivas – Equipe do GADSui

9h30 às 10h30 – Assistência à Saúde Mental da Comunidade Acadêmica – Assistente Social Lisiani Rodrigues (PROAE) e Psicóloga Adriana Onofre Schmitz (PROGESP)

10h30 às 11h30 – Grupo de Trabalho: Desafios e Possibilidades em Promover saúde Mental em Dourados e região

14h às 15h – Psicopatologia dos transtornos mentais e afetivos da vida cotidiana atual – Prof. Dr. José Roberto Martinez (Psiquiatra no HU/Medicina/UFGD)

15h às 16h –Caminhos Possíveis na Prevenção do Suicídio – Profa. Dra. Cibele Sales (Enfermagem/UEMS)

16h às 17h – Roda de conversa

Dia 20 – Quinta-feira – Atividades para servidores da UFGD

8h30 às 11h30 – Reflexões Psicodinâmicas sobre o Suicídio Profa. Dra. Maria Salete Junqueira Lucas (Psicologia/UFGD), no Auditório de Biotecnologia

14h às 16h – Prevenção de Suicídio e Promoção à Vida – Equipe do GADSui, no Hospital  Universitário (HU)

Dia 24 – Segunda-feira – Unidade 2 da UFGD

18h15 às 19h30 – Caminhada “Setembro Amarelo” – Saída do Centro de Convivência da Unidade 2

19h30 às 22h – Saúde Mental da Comunidade Acadêmica e Assistência, no Auditório Central da Unidade 2