Gaeco faz oito prisões e apreende arma e droga em operação contra facção criminosa em MS e no PR

Gaeco faz oito prisões e apreende arma e droga em operação contra facção criminosa em MS e no PR

24 de julho de 2018 0 Por jornalms

Oito pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira na operação Mudra do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Polícia Militar (PM) de Mato Grosso do Sul, contra a facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios. Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão no estado e no Paraná.

Das oito prisões, três foram de suspeitos que já estavam cumprindo pena em estabelecimentos penais, três foram integrantes do grupo que estavam em liberdade e outras duas foram em razão de flagrantes de crimes. Os mandados foram cumpridos em Dourados, Nova Andradina, Campo Grande, Terenos e Caarapó, em Mato Grosso do Sul e em Porecatu, no Paraná.

Ao todo 18 mandados de busca e apreensão e 6 de prisões preventivas haviam sido expedidas pela 2ª Vara Criminal de Dourados e pela Vara Criminal de Nova Andradina.

Conforme o Gaeco, as investigações apontaram que mesmo presos, os líderes da facção continuavam ditando ordens e ações para serem executados para os membros que se encontram nas ruas.

Somente em Nova Andradina, foram feitas seis prisões, sendo três de mulheres. Durante as revistas foram encontradas uma espingarda de pressão modificada para receber munição calibre .22, porções de drogas e balança de precisão além de vários aparelhos celulares.

Operação

A ação recebeu o nome de “Operação Mudra”, tendo em vista que Mudras são gestos simbólicos feitos com as mãos, utilizados no Yoga, budismo e na dança indiana, e os membros da organização criminosa investigada, utilizam gestos para se identificarem.