MS mantém baixo isolamento social em dia com recorde de mortes

MS mantém baixo isolamento social em dia com recorde de mortes

17 de março de 2021 0 Por jornalismo

Na terça-feira (16), quando confirmou 39 mortes causadas por Covid-19, recorde diário desde o início da pandemia, Mato Grosso do Sul repetiu o penúltimo lugar no ranking nacional de isolamento desenvolvido pela Inloco para auxiliar no combate à pandemia em todo o país.

De acordo com Índice de Isolamento Social elaborado com base em dados de geolocalizadores de celular para identificar a taxa média de pessoas que permanecem no perímetro de suas residências, no Estado, foi de 31,05%.

Somente Santa Catarina ficou abaixo, com 30,31%. De acordo com o Ministério da Saúde, em território catarinense os óbitos atribuídos ao novo coronavírus já somam 8.958. Já no caso sul-mato-grossense, as autoridades estaduais confirmaram 3.667 até ontem.

No outro extremo do ranking nacional de isolamento social, os melhores resultados foram do Ceará (43,01%) e do Pará (42,83%). Contudo, nesses estados as vidas perdidas desde o início da pandemia chegam a 12.394 e 9.427, respectivamente.

Para tentar conter o avanço do vírus em Mato Grosso do Sul, desde domingo (14) está em vigor decreto expedido pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) com medidas rígidas de prevenção, entre elas o toque de recolher das 20h às 5h.

Mesmo assim, naquela data o Índice de Isolamento Social do Estado foi de 42,38%, mais baixo de todo o país. No dia seguinte, segunda-feira (15), caiu para 30,92%.