
MUNDO PET: O que meu pet precisa
14 de maio de 2018*Por Mayara Santanna
Olá leitores e leitoras tudo bem com vocês? Espero que sim .
Vocês sabe do que seu pet precisa de verdade quando vocês levam ele para o banho e tosa ?
Acredito que a resposta de vocês com certeza foi “ claro que sei, é meu animal “, pois bem vou mostrar pra vocês que muitas vezes não sabem e se o profissional que atender vocês não tiver conhecimento o seu Animalzinho não vai receber o que de fato precisa .
Para vocês saberem o que é melhor para seu animal vocês tem que conhecer sobre a raça, pelagem ou no mínimo levar a um pet shop ou banho e tosa que tenha profissionais qualificados.

Aysha proprietária Jaqueline wambach
Existem algumas raças ( Fox Paulistinha, Pug e etc. ) animais de pelo curto que muitos proprietários acreditam que só precisam de um banho para seu animalzinho e na verdade muitos necessitam de remoção de pelos mortos .
Sabe aqueles pelos que ficam caindo pela casa e sofá? então esse mesmo. Tem um procedimento no banho e tosa para retirar esses pelos e assim diminuir a queda. Nesse procedimento usamos o furminator que elimina 90% dos pelos mortos e pedra vulcânica . Sei que muitos profissionais por não terem passado por essa instrução ou pelo simples descuido de não pesquisarem ou lerem um pouco mais acabam deixando passar desapercebido e acabam não sabendo para que serve.
Outro procedimento é o de remoção de subpelo em cães com pelos cumpridos ou com camada grossa de subpelo (Malamute do Alasca, Akita, Husky Siberiano, Pastor Alemão, Spitz Alemão Anão (Lulu da Pombearia) e outros.) Nesse procedimento usamos o Rake Undercoat.

Imagem MBS Pro Groomer.
Também existe um procedimento chamado trimming que é feito com facas .
O trimming é realizado em Golden Retriver, Schnauzer, Spitz, Scott terrier, west terrier.
Vocês devem estar pensando “ Tá blz, mas o meu cachorro não esta sendo citado acima”, calma ainda não acabamos por aí.
Um dos casos que mais eu escuto no meu centro de estética são clientes dizendo “Tá calor demais, quero que tose bem baixinho porque ele está passando mal “, então você já viu alguma vez seu animalzinho suando, transpirando pela pele como nos humanos fazemos ?
Certamente dirá que não. Sabe por que os cães e gatos trocam a temperatura pela boca na respiração, entra ar temperatura ambiente e sai ar quente do corpo e é aí que eles fazem troca de temperatura.
Então quando vocês mandam raspar o seu bichinho vocês estão tirando a proteção da pele dele É isso mesmo. Vocês quando saem para rua no sol vocês com certeza usam roupas, filtro solar e guarda sol . Os cães e gatos tem a pelagem como proteção, eu não sou contra vocês tosarem seus bichinhos mas existem várias tosas que não seja tosar zerado .
Eu sempre indico fazer uma tosa na lâmina alta ou uma tosa na tesoura, assim diminui a pelagem sem deixar exposta a pele do animal.
Então é aqueles animais de pelo longo como Shitzu, Lassa apson, maltês, York Shire e etc. Se vê quer manter eles com o pelo longo e lindo como você vê na Internet, comece cuidando da alimentação dele pois 60% é da alimentação e os outros 40% É de um bom profissional que saiba reconhecer o que a pelagem necessita se é uma Hidratação, reconstrução, Nutrição um desembolo .
Muitas vezes estão embolados não havendo a necessidade de tosar, se os produtos utilizados forem de uso profissional e de qualidade com certeza será possível desembolar o pelo sem muito trabalho.
Com a linha de produtos que utilizamos no meu centro de estética animal só uma escovação já basta .
E para aqueles animais que possuem algum trauma, são agressivos ou imperativos, existem banhos com a aromaterapia que ajudam no tratamento e na reabilitação desses animais.
Esses são alguns aromas que usamos :
- Limão: ideal para se concentrar durante o treinamento, porque vai reforçar a atenção. Além disso, é bom para o sistema circulatório, regenera o tecido conjuntivo e repele insetos;
- Camomila: é um excelente calmante, mostra-se benéfico em casos de impaciência e irritabilidade. Também alivia as inflamações alérgicas e as dermatites, e cura mais rápido as feridas.
- Eucalipto: serve para melhorar o humor e pode ser usado como estimulação mental para o seu animal de estimação, porque ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro. Também repele insetos
- Árvore de Neem: reduz o estresse e a ansiedade nos cães;
- Hortelã: é excelente para levantar o ânimo;
- Incenso: indicado para quando tiver que deixar o seu cão sozinho porque reduz o estresse e a depressão;
- Árvore de Benjoim: Pode ser um bom aliado para animais de estimação temerosos, agressivos ou muito ansiosos, devido ao seu efeito antidepressivo, relaxante e sedativo;
- Agrimônia: recomendado para reduzir as coceiras causadas pelas pulgas;
- Aspen: deve ser utilizado caso seu cão tenha fobia de tempestades;
- Prunus cerasifera: para cães que têm problema ao viajar de carro;
- Impatiens balsamina (erva mais conhecida como beijo-de-frade) e Lonicera japonica (popularmente conhecida como madresilva): ambas melhoram a capacidade de atenção durante o treinamento;
- Rosa-de-pedra: auxilia em casos de animais que tenham sofrido algum trauma, aliviando o estresse e aumentando a coragem e a confiança;
- Cedro: serve como um bom repelente de insetos, além de fortalecer a pele e melhorar a elasticidade;
- Laranja: reduz problemas digestivos, nervosismo e estimula o sistema linfático;
- Estrela-de-Belém: bom para todos os tipos de trauma, inclusive dor.

Imagem blogbergbet.com
Bem gente vou terminando por aqui, espero que tenham gostado e que essas informações ajudem a vocês a compreenderem melhor seus animaizinhos.
Até semana que quem que vamos falar sobre a Técnica DogDoll que a Groomer Dionete Simões vai estar trazendo pra Dourados, MS em Julho.
*A Groomer Mayara Santanna é proprietária da May Pet’s Estética Animal, formada em Embelezamento de animais domestico, Groomer, Coaching pet pela instituição Lanza Especialista Pet . Com mais de 10 anos de experiência no mercado pet. Colaboradora independente do Jornal MS Online.