Prefeitura vai armar mais 150 guardas ainda neste semestre

Prefeitura vai armar mais 150 guardas ainda neste semestre

5 de abril de 2019 0 Por jornalismo

A Prefeitura de Campo Grande vai capacitar mais 150 guardas civis municipais para utilização de armamento letal. O edital de seleção interna foi publicado nesta quinta-feira (4), no Diário Oficial do município. Atualmente, 423 agentes estão aptos a utilizar esse tipo de armamento na Capital.

Segundo o edital, para participar do processo de seleção interna, é necessário que o guarda tenha, no mínimo, três anos na corporação até a data de encerramento das inscrições, que acon tecerão entre os próximos dias 4 a 26.

Além disso, o candidato deverá possuir certificado de conclusão de ensino médio ou ensino superior devidamente registrado, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação ou declaração de conclusão do curso, assinado por autoridade competente, com o histórico escolar e não ter sido condenado por nenhum crime, assim como também não poderá constar em seu nome nenhum antecedente criminal.

O curso de capacitação para armamento letal, que terá início e conclusão previstos para este primeiro semestre, acontece em parceria com a Polícia Federal e integrantes das demais forças de segurança pública.

Com carga horária de 250 horas, distribuídas em 190 horas/aula de teoria e 60 horas/aula de prática de tiro, o treinamento segue as normativas da matriz curricular Secretaria Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça. Cada aluno efetua 320 disparos de revólver calibre ponto 38.

Nas aulas teóricas são abordados temas de direito administrativo, direito penal, ética, cidadania, direitos humanos, polícia comunitária, estatuto da Guarda Civil Municipal e demais legislações aplicadas aos agentes.

“Essa capacitação é para a sociedade campo-grandense, para que se possa somar às demais forças de segurança que atuam na nossa Capital”, disse o secretário municipal da Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja.