
Saúde investiga novo caso suspeito de varíola dos macacos em Dourados
24 de agosto de 2022Informe epidemiológico aponta que Mato Grosso do Sul registrou cinco novos casos suspeitos de Monkeypox também conhecida como “Varíola dos Macacos”, entre a terça-feira (23) e a quarta-feira (24). Ao todo, os suspeitos somam 42, segundo o site Douradosnews. Os casos confirmados chegam a 16.
De acordo com o levantamento, os recentes registros ocorreram em Campo Grande (02), Dourados (01), Maracaju (01) e Jardim (01). A maioria dos suspeitos está concentrada na capital, 21. Em Dourados são 4, em Ponta Porã 3, em Três Lagoas 2, em Fátima do Sul são 2, em Aquidauana são 6 e Itaporã tem 1.
Já os casos confirmados foram registrados em Campo Grande (11), Dourados (2), Itaquiraí (1), Aparecida do Taboado (1) e Costa Rica (1).
A maioria aconteceu com pessoas entre 20 a 29 anos (46,7%), pessoas de 30 a 39 anos (33,3%), pessoas de 40 a 49 anos (20%).
A Monkeypox é uma doença causada pelo vírus Monkeypox virus do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. O Monkeypox virus, embora seja conhecido por causar a “varíola de macacos”, é um vírus que infecta roedores na África, e os macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o ser humano. Até maio de 2022, todos os surtos da Monkeypox estavam restritos ao continente Africano, porém a doença se espalhou pelo mundo e atualmente apresenta transmissão comunitária em vários países, inclusive no Brasil.
Entre os sintomas da doença estão febre, erupção cutânea, náusea, vômito, dor muscular, dor retal e lesão na mucosa.