Saúde investiga novo caso suspeito de varíola dos macacos em Dourados

Saúde investiga novo caso suspeito de varíola dos macacos em Dourados

24 de agosto de 2022 0 Por jornalismo

Informe epidemiológico aponta que Mato Grosso do Sul registrou cinco novos casos suspeitos de Monkeypox também conhecida como “Varíola dos Macacos”, entre a terça-feira (23) e a quarta-feira (24). Ao todo, os suspeitos somam 42, segundo o site Douradosnews. Os casos confirmados chegam a 16.

De acordo com o levantamento, os recentes registros ocorreram em Campo Grande (02), Dourados (01), Maracaju (01) e Jardim (01). A maioria dos suspeitos está concentrada na capital, 21. Em Dourados são 4, em Ponta Porã 3, em Três Lagoas 2, em Fátima do Sul são 2, em Aquidauana são 6 e Itaporã tem 1.

Já os casos confirmados foram registrados em Campo Grande (11), Dourados (2), Itaquiraí (1), Aparecida do Taboado (1) e Costa Rica (1).

A maioria aconteceu com pessoas entre 20 a 29 anos (46,7%), pessoas de 30 a 39 anos (33,3%), pessoas de 40 a 49 anos (20%).

A Monkeypox é uma doença causada pelo vírus Monkeypox virus do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. O Monkeypox virus, embora seja conhecido por causar a “varíola de macacos”, é um vírus que infecta roedores na África, e os macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o ser humano. Até maio de 2022, todos os surtos da Monkeypox estavam restritos ao continente Africano, porém a doença se espalhou pelo mundo e atualmente apresenta transmissão comunitária em vários países, inclusive no Brasil.

Entre os sintomas da doença estão febre, erupção cutânea, náusea, vômito, dor muscular, dor retal e lesão na mucosa.