
Semana de Doação de Sangue começa nesta segunda-feira no MS
16 de agosto de 2020A Semana Estadual de Doação de Sangue, instituída pela Lei nº 5.391, será realizada neste ano no período compreendido entre os dias 17 a 21 de agosto. De acordo com o Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul, o período de junho a agosto é quando há queda acentuada nas doações devido ao período de inverno e de clima seco, em que se aumenta a incidência de doenças respiratórias.
O objetivo da ação, portanto, é a conscientização da sociedade sobre a importância da doação, a sensibilização de novos voluntários e a criação do hábito de cultura solidária.
Neste ano, a Semana Estadual de Doação de Sangue ganhou um reforço da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), por intermédio da equipe que integra a Frente Parlamentar de Combate à Tríplice Epidemia, e apoio da Unidade de Suporte à Urgência (USU) para a promoção da campanha e da ação voluntária.
A UFGD, por intermédio da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia: Dengue, Zika e Chikungunya de Mato Grosso do Sul, representada por docentes da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) e apoiada pela Unidade de Suporte à Urgência (USU), integrará a organização da Semana Estadual de Doação de Sangue.
Os voluntários que queiram colaborar com a ação podem fazer a doação de sangue no Hemosul Dourados, que atualmente atende por meio de agendamento prévio de 10 pessoas por hora, pelo telefone (67) 3424-4192. Considerando a pandemia da covid-19, os dias e os horários de agendamento são: segunda, quarta e sexta-feira, no período da manhã (das 7h às 12h30) e terça e quinta-feira, nos períodos da manhã e da tarde (7h às 17h), sendo nesses dias cinco pessoas por hora no período vespertino.
Segundo Bruno do Amaral Crispim, professor que compõe a Frente e auxilia a ação, a preocupação do doador voltada para a problemática da pandemia da covid-19 pode gerar a insegurança de se expor ao risco e se contaminar, o que promove queda nas doações e, consequentemente, queda nos estoques. “Agora, mais do que nunca, precisamos nos conscientizar e, através desse ato, salvar vidas”, diz o docente.
Para a doação, são necessários a apresentação de documentos pessoais, estar alimentado, dormir bem à noite, não ter ingerido bebida alcoólica por 12 horas antes do procedimento, não ter fumado duas horas antes e, se viajou para fora do Estado, aguardar 30 dias.