
SES realiza oficina com foco na implementação da “Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia”
28 de setembro de 2023A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Coordenadoria da Saúde da Mulher, Criança e Maternidade, realiza entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro a “Oficina da Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia (0MMxH)”. A oficina faz parte do processo de implementação da Estratégia 0MMxH na AAMI (Associação de Amparo à Maternidade e à Infância), em Campo Grande, e tem a finalidade de capacitar e aprimorar as habilidades de médicos e enfermeiros no manejo da hemorragia pós-parto.
Em Mato Grosso do Sul, a situação de mortalidade materna sofreu grande impacto da pandemia da Covid-19 e, em uma análise da causa, as situações hemorrágicas seguem sendo a segunda causa de óbito no estado. Para que diminua esses índices é necessário um conjunto de ações e estratégias que impactem consideravelmente na assistência a mulher através da sustentação das ações, por meio das linhas de cuidado e metodologias de intervenção sempre com apoio de toda a rede de atenção à saúde.
Conforme coordenadora da Saúde da Mulher, Criança e Maternidade da SES, Andriely Gomes dos Santos, a mortalidade materna é um indicador das condições de vida e assistência em saúde de uma população e a quase totalidade das mortes, cerca de 99%, ocorre em países em desenvolvimento.
“A falta de educação, alimentação adequada, suporte social e assistência sanitária associam-se fortemente à mortalidade materna, sendo um indicador de iniquidade entre os ricos e os pobres. A mortalidade materna ainda evidencia as desigualdades de gênero, tanto no acesso à educação, à nutrição, quanto no acesso à saúde e seu caráter prevenível, considerando a importância de se estabelecer ações intersetoriais que garantam a qualidade do acesso à saúde a toda população”.
No estado, o Programa Bem Nascer MS tem o objetivo de operacionalizar e efetivar a rede de atenção à saúde para redução da mortalidade materna, perinatal e infantil, além da morbidade materna grave. A OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde), em conjunto com o Ministério da Saúde, vem trabalhando a estratégia 0MMxH como um esforço coletivo de gestores e profissionais de saúde para a prevenção e o manejo da hemorragia obstétrica aliado.
Desta forma, mediante cooperação técnica entre a SES e a OPAS/OMS, a AAMI foi eleita como prioridade à realidade estadual para a implementação da Estratégia 0MMxH que auxiliará no fortalecimento dos serviços de saúde, eliminação das barreiras ao acesso, treinamento de pessoal para lidar com a hemorragia obstétrica e garantia de disponibilidade de medicamentos essenciais e sangue seguro para transfusões.
Participam da oficina a consultora nacionais da Saúde da Mulher e Estratégias de Redução da Mortalidade Materna da OPAS, Gabriela Giacomini e mais oito instrutores nacionais da estratégia, entre eles, a coordenadora Nacional da Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Mônica Iassanã Reis.
A “Oficina da Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia – 0MMxH” acontece na ETSUS (Escola Técnica do SUS) Professora Ena de Araújo Galvão, localizada a avenida Senado Filinto Müller, 1480 – Jardim Parati, em Campo Grande.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Divulgação