
Sou Mulher UFMS promove encontro de empreendedoras no dia 18 de novembro
14 de novembro de 2022O talk show “Inspirando Mulheres na Arte de Empreender” será realizado no dia 18 de novembro e busca incentivar o público feminino da comunidade universitária a arriscar e investir em um novo negócio. O evento, que integra a programação da campanha Eu Respeito, será transmitido ao vivo para todos os câmpus pelo canal da TV UFMS.
Uma iniciativa do programa Sou Mulher UFMS em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo a diretora de Inclusão e Integração Estudantil, Luciana Contrera, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e coordenadora do programa, o evento visa fomentar o empreendedorismo feminino. “A proposta é fortalecer a presença e a participação das mulheres na Universidade e em todas as possibilidades de crescimento pessoal e profissional”, disse.
A secretária de Empreendedorismo e Inovação da Agência de Internacionalização e Inovação, Mariana Klein Marcondes, ressalta que o objetivo é estimular a atuação das mulheres em cargos de liderança. O tema do talk show está diretamente ligado a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. A secretária explica que o evento terá a participação de três convidadas muito especiais.
“O convite para as empresárias foi pensado considerando a sua trajetória empresarial, sendo destaques em seus segmentos. São mulheres do Mato Grosso do Sul que chegaram ao sucesso pelo trabalho competente, tendo recebido reconhecimento, inclusive com o Prêmio Sebrae”, detalha Mariana.
A programação começa às 14 horas no Auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão e as interessadas em acompanhar o evento presencialmente devem preencher o formulário de inscrição. A abertura terá a participação da vice-reitora Camila Ítavo e da diretora Luciana Contrera. Em seguida, o evento terá uma dinâmica com três convidadas: Carolina Debus, Evelin Mello e Heloísa Garcia. Carolina e Heloísa foram as primeiras colocadas no prêmio Sebrae Mulher de Negócios, enquanto Evelin se destacou no empreendedorismo social, com uma iniciativa que atende a população em situação de vulnerabilidade.
A gestora estadual do programa Sebrae Delas, Lucielle Lima, enfatiza a importância de inspirar as mulheres a abrirem suas próprias empresas. “As mulheres atendidas pelo programa, em sua maioria, possuem graduação. Apesar disso, durante o período de formação no ensino superior, elas não costumavam receber apoio no âmbito empreendedor”.
Estatísticas da Aginova apontam que as mulheres já se destacam no empreendedorismo dentro e fora da Universidade. No programa UFMS Júnior, 69% dos membros e 66% dos presidentes de empresas juniores são mulheres. Já na Pantanal Incubadora Mista de Empresas, quatro de sete empresas incubadas possuem mulheres como sócias. Com o propósito de impulsionar ainda mais o empreendedorismo feminino na comunidade universitária, o talk show busca apresentar a troca de experiências para inspirar estudantes e servidoras.
Comunicação Assertiva
No dia 17 de novembro, o Sebrae e a UFMS por meio do Programa Sou Mulher UFMS também realizam a oficina Comunicação Assertiva, direcionada às lideranças femininas da Universidade. No encontro, o foco será o processo de comunicação assertiva, estimulando a prática de uma forma de comunicação que melhore as relações interpessoais e identificando as barreiras ao diálogo produtivo. A oficina será realizada na Aginova, a partir das 13h30, e as inscrições devem ser feitas por meio do formulário https://forms.gle/SmtmAsFLsGFqqmPe6
Texto: Mylena Rocha / UFMS