
Toninho Cruz solicita implantação do projeto “Bom de Bola, Melhor na Escola” em Dourados
27 de março de 2019Durante sessão ordinária da Câmara Municipal, o vereador Toninho Cruz (PSB) usou a tribuna para pedir a implantação do projeto “Bom de Bola, Melhor na Escola” em Dourados. O projeto é uma grande ferramenta que vai assistir crianças e adolescentes, que em sua maioria não tem seu tempo pós ou pré-ensino formal ocupado, inserindo através do esporte e lazer, questões de cidadania, inclusão social, cuidados com a saúde e resgatando valores éticos. Além disso, espera-se que o projeto produza um maior interesse nos alunos pelas atividades escolares e consequentemente um bom desempenho escolar.
De início, as atividades vão acontecer nos campos de futebol dos bairros Canaã I, Jardim Guaicurus, Santa Maria, Parque das Nações II, Izidro Pedroso, Vila Erondina, Vila Rosa (Zé Tabela), Jardim Clímax, nos parques Antenor Martins, Arnulfo Fioravante e Rego D’Água, nos períodos vespertino e matutino sendo ministradas por profissionais de Educação Física. “A ideia é implantar o projeto em todos os bairros da cidade e distritos do município”, afirmou o Toninho Cruz.
O programa promove a inclusão social agregando a prática esportiva aliada a disciplina, aprendizado e relações sociais como instrumento pedagógico. “A principal finalidade do projeto é dar mais segurança e responsabilidade para criança e ao adolescente, por meio do esporte e do lazer através de ações educativas e multidisciplinares”, destacou o vereador.
A implantação do projeto objetiva o combate a evasão e a repetência escolar, estimulando escolhas saudáveis, a permanência e a frequência escolar dos alunos, incentivando-os a melhorar o desenvolvimento nos estudos e na vida.
“Cada pessoa tem uma história particular e única. É assim na vida, é assim na escola. O ‘Bom de Bola, Melhor na Escola’ parte da necessidade de elaborar um projeto de ensino que se estendesse a todos os alunos da rede pública e estadual do município. O aluno vai estudar um período na escola e no outro tempo vai praticar atividades esportivas”, enfatizou o vereador.