
UFGD dará início a aulas remotas em um mês
3 de julho de 2020A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) publicou no dia 29 de junho, a Portaria nº 367 sobre a retomada em forma de ensino remoto das atividades letivas da graduação e pós-graduação, no dia 3 de agosto.
A decisão foi tomada com embasamento em estudos internos e em recente pesquisa realizada pelas pró-reitorias.
A Universidade adotou o ensino em formato remoto, em atendimento às orientações das autoridades de saúde e órgão reguladores sobre manter o distanciamento social.
Ao adotar o formato remoto para o ensino, a UFGD precisava escolher uma das formas que assegurassem distanciamento social.
São elas, Educação a distância (EAD), o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e o Regime Acadêmico Emergencial (RAE). Analisando as possibilidades oferecidas por cada uma e suas metodologias, a UFGD escolheu o RAE em virtude de evitar a exclusão digital e conter a evasão.
Ainda conforme a UFGD, o aluno que considerar não ter condições para acompanhar o regime acadêmico emergencial, poderá não se matricular e, se iniciar o módulo e perceber dificuldades, poderá solicitar o cancelamento de matrícula até 15 dias depois do início do período.
Na pós-graduação, o discente matriculado poderá realizar o trancamento de disciplinas que estejam sendo cursadas antes de completar 50% da carga horária total, não havendo nenhum prejuízo para seu processo formativo.
Aos alunos em situação de vulnerabilidade, a PROAE apoiará as demandas específicas.
As aulas presenciais só serão retomadas quando a pandemia do Coronavírus estiver controlada.