
UNIVERSO BIOLÓGICO – Além das lentes
4 de maio de 2018*Por Karina Freitas
Olá prezado leitor (a), semana anterior abordei um pouco sobre a relevância do tema e suas abrangências. Portanto, os convido para entrarmos em um assunto mais específico e que causa tanta confusão e medo nos pensamentos das pessoas.
Ver para crer? Nos últimos anos a ciência avançou muito no conhecimento sobre o mundo invisível das moléculas e das células e, hoje sabemos que foi á partir de então que a vida deu seu pontapé inicial. Isso só foi possível devido ao auxílio de lentes microscópicas.
De um simples espirro a um aperto de mão, lá estão eles seres minúsculos sendo transmitidos invisivelmente ao ambiente e pessoas. Mas, devemos nos atentar perante o julgamento para manter um equilíbrio em decorrência dos efeitos negativos e positivos destes microrganismos.
Com a descoberta das bactérias em fins do século XVI, por Antonie van Leeuwenhoek, até então as bactérias eram consideradas meras curiosidades e, ao decorrer do tempo o fato de certas doenças serem causadas por bactérias levou a ideia de que todas eram prejudiciais.
Devido a sua simplicidade morfológica, ou seja, seres unicelulares e que não apresentam núcleo organizado, este organismo possui diferentes formas e se agrupam formando colônias. Em certos casos se associam aos mais variados tipos de organismos como exemplo, o corpo humano.
Fato curioso é que as células bacterianas se reproduzem muito rapidamente, por meio de reprodução assexuada (divisão simples) e, em boas condições ambientais, elas duplicam-se a cada 20 minutos, surgindo três gerações de bactérias a cada hora.
Hoje se pode afirmar que as bactérias são os seres mais abundantes do planeta e que seu equilíbrio bacteriano é sábio, sem elas seria improvável a vida na Terra. Porém, há uma minoria de espécies bacterianas causadoras de doenças e o que muitos não sabem é que nascemos e convivemos diariamente com elas em nossa pele e tubo digestivo, nos protegendo contra a ação de outras bactérias e fungos causadores de doenças.
Em relação aos efeitos positivos, o desenvolvimento científico tem levado a utilização de seres vivos em tecnologias com importância para a humanidade. A biorremediação é um procedimento simples e barato que tem como objetivo limpar áreas ambientais contaminadas por poluentes como pesticidas e petróleo.
É de suma e extrema importância ressaltar que em termos de saúde a transmissão de doenças é favorecida conforme são realizadas as intervenções no ambiente. Doenças bacterianas conhecidas e que já haviam sido controladas voltar a aparecer como a tuberculose e a dengue e, muitos fatores contribuem para as transmissões, como os demográficos, culturais, socioeconômicos, políticos e ambientais.
Contudo, vivemos em constante batalha entre bactérias boas e ruins.
A todos um magnífico e abençoado final de semana.
*Karina Freitas é graduada pelo Centro Universitário da Grande Dourados(UNIGRAN) com licenciatura e bacharelado. Karina Freitas atualmente atua como Bióloga em projetos ambientais e colaboradora independente como colunista do Jornal MS Online.
Gostei muito da materia .
Muito esclarecedora.
Parabens pela materia