UNIVERSO BIOLÓGICO – O Início da vida

UNIVERSO BIOLÓGICO – O Início da vida

27 de abril de 2018 0 Por jornalms

*Por Karina Freitas

Prezados leitores e amigos, bom dia! É com imenso prazer e satisfação que  venho abordar este tema com objetivo de explanar um pouco o passado, abordando pontos importantes sobre o fantástico universo da Biologia e suas interações com o meio em que vivemos, pois acredito que viajar na história é entender a sequência cronológica acerca dos fatos.

         De fato, muitas pessoas ainda não conseguem definir ou simplesmente acham difícil e complexo o entendimento sobre o tema e seus conceitos.

          Pois bem, o campo biológico é ilimitado. A curiosidade está implantada na alma humana, pois quando você pensa no significado da palavra “vida” automaticamente surge a indagação sobre a origem dos organismos, desenvolvimento, reprodução e formas de interação em  relação homem-natureza e a biologia vem para traduzir tudo isso.

         Desde a grande teoria da explosão do Big Bang que supostamente deu origem ao universo e formação do sistema solar, acredita-se que nosso planeta Terra formou-se há 4,5 bilhões de anos atrás e, aproximadamente um bilhão de anos sofreu processos, como seu resfriamento, foi onde a vida encontrou condições de desenvolvimento através da atmosfera, das águas e dos solos.

        Muitas hipóteses foram levantadas por cientistas á respeito dos primeiros seres vivos existentes. A hipótese mais aceita aponta que os primeiros organismos eram unicelulares e heterótrofos, ou seja, que possuíam somente uma célula e não produziam seu próprio alimento, respectivamente. Mas, ao decorrer do tempo, após muitas modificações em seu material genético, surgiram organismos pluricelulares, isto é, com muitas células e organismos autotróficos capazes de produzir seu próprio alimento.

       Portanto, esses organismos foram se diferenciando ao longo do tempo e originando todos os seres vivos que hoje conhecemos e, consequentemente surgiu a necessidade de classificá-los de acordo com as semelhanças e diferenças entre cada um.

      Perguntas tais como: onde nós seres humanos nos encaixamos neste assunto ou o que temos á ver isso? Respire fundo, observe e pense…

      Somos parte dessa história também, constituímos papel importante e fundamental, pois afinal interagimos de alguma forma com o meio-ambiente. Ora positiva, ora negativa.

      Hoje se sabe que há inúmeras especializações na área das ciências biológicas, desenvolvendo pesquisas dos mais variados tipos de interesse, pois agregam conhecimentos as pessoas e contribui significativamente para a sociedade.

      Na próxima semana trarei matéria específica sobre o tema, atendendo pedidos de vários leitores.

     Desejo a todos um esplêndido final de semana.


*Karina Freitas é graduada pelo Centro Universitário da Grande Dourados(UNIGRAN) com licenciatura e bacharelado. Karina Freitas atualmente atua como Bióloga em projetos ambientais e colaboradora independente como colunista do Jornal MS Online.