
Vereadores recebem visitas durante reunião pré-pauta em Dourados
26 de março de 2019O comandante do Corpo de Bombeiros, candidato eleito à reitoria da UFGD e o secretário da Semsur compareceram a reunião
Os vereadores da Câmara de Dourados receberam, durante reunião pré-pauta na manhã desta segunda-feira (25), o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente coronel José Matos Filho, o candidato eleito à reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Etienne Biasotto, e o secretário da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), Fabiano Costa. Eles puderam apresentar propostas e tirar dúvidas dos parlamentares sobre serviços prestados.
O tenente coronel assumiu o comando do Corpo de Bombeiros de Dourados em fevereiro deste ano, por isso veio à Casa de Leis se apresentar e pedir apoio aos parlamentares, além de conhecer as necessidades da população e apresentar projetos para melhorar a qualidade de vida dos douradenses. Entre os assuntos tratados, Matos pôde apontar que está estudando a reforma do Batalhão na cidade e também buscando apoio para a construção de uma nova sede em um terreno doado pela prefeitura de Dourados. Ainda garantiu que dará continuidade a vários projetos, como o da coleta de leite materno, e implantará estudos para mapeamento dos acidentes no município.
Questionado, o comandante explicou que está fazendo o possível para buscar a liberação do Estádio Fredis Saldivar, o Douradão, porém também depende de projeto emitido pelo Poder Executivo e aprovado em Campo Grande. O tenente-coronel usará a tribuna na noite de hoje (25), durante sessão ordinária para continuar os esclarecimentos.
O secretário da Semsur, Fabiano Costa, explicou sobre as operações tapa-buracos realizadas em Dourados, apontando que assumiu a secretaria em um período de chuva, por isso precisou fazer um realinhamento de funções, para que o serviço seja feito com qualidade. Costa apontou que a secretaria possui 13 licitações em aberto para a compra de materiais e maquinários e R$ 5,8 milhões para a licitação na contratação de empresas para realizar o serviço em Dourados.
“Estamos programando ações para atender a população de forma inteligente”, afirmou o secretário, que explicou que a área central, as ruas que pertencem a linhas de ônibus e as vias de acesso à cidade serão as prioridades da administração municipal. Ele ainda assegurou que dará atenção à iluminação do município, principalmente na Avenida Guaicurus. “Faremos estudos para realizar frentes de trabalhos para troca e conserto de lâmpadas no período noturno e finais de semana”, completou.
O candidato eleito à reitoria da UFGD, Etienne Biasotto, pertencente a Chapa 1 – Unidade UFGD, também compareceu à Câmara de Dourados. Ele foi eleito através de Consulta Prévia, somando 29,83% dos votos, e pelo Colégio Eleitoral, recebendo 51 votos na modalidade. Após isso, foi formada a lista tríplice, contendo o nome dos três candidatos mais votados, sendo encaminhada ao Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), que irá nomear os novos dirigentes da universidade.
Biasotto apontou que, durante sua gestão, irá priorizar o desenvolvimento do Conesul do Estado. “Temos que buscar desenvolver não só os cursos, mas temos que ir além. Temos que desenvolver a região e temos muito para ajudar”, comentou. Ele ainda garantiu que a universidade possui vários projetos que podem ser utilizados em Dourados, unindo os poderes Executivo e Legislativo com a ciência.