Traçado do Anel Viário de Dourados pode começar a ser definido em 60 dias

Traçado do Anel Viário de Dourados pode começar a ser definido em 60 dias

28 de agosto de 2019 0 Por jornalismo

O secretário municipal de Planejamento, Carlos Francisco Dobes Vieira, espera poder iniciar em no máximo 60 dias o levantamento topográfico para definição do traçado do Anel Viário Sul de Dourados. Segundo ele, já começou a ser elaborada licitação para contratar empresa que faça esse estudo numa extensão de 35 quilômetros. Em reunião ordinária realizada no dia 13 de agosto, o Conselho Fiscalizador do Fundo Municipal de Urbanização, presidido por ele, aprovou o uso de R$ 60 mil nesse trabalho.

De acordo com o secretário, o levantamento topográfico é um primeiro passo para elaboração do projeto que será levado às outras esferas de governo com objetivo de pleitear ajuda financeira para concretização da obra.

“A gente está no processo licitatório para fazer esse levantamento. Espero que no máximo em 60 dias a gente já possa começar a olhar esse traçado para definir quem vai doar área ou não e em quais trechos será necessária uma intervenção maior”, informou ao Dourados News na manhã desta quarta-feira (28).

“A nível federal já fizemos algumas apresentações, para senadora Soraya [Thronicke], para a Sudeco [Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste], e também para o Governo do Estado. Estamos refinando esses ajustes para agora buscar esses recursos”, detalhou Dobes.

O secretário municipal de Planejamento destaca a importância do Anel Viário Sul. “É uma obra muito grande. Já temos conversa com a Sudeco e estamos retomando para podermos ir ao Ministério da Infraestrutura, à bancada estadual, pedir apoio financeiro porque trará impactos positivos, tanto ao facilitar a parte de transporte da safra como desafogamento da BR-163, onde hoje temos um número considerável de caminhões”, pontuou.

No dia 3 de maio, o site institucional da Prefeitura de Dourados noticiou a apresentação de um anteprojeto ao superintendente da Sudeco, Marcos Henrique Derzi Wasilewsk. À ocasião, teria sido dado “sinal positivo e a promessa de apoio para a realização da empreitada” “com um custo estimado em R$ 70 milhões”.

Avaliado como “a saída para o aumento do tráfego proveniente do crescimento industrial da cidade de Dourados”, o Anel Viário Sul tem o objetivo primordial de “estruturar o escoamento de safra e produção desviando o tráfego de caminhões e veículos pesados do perímetro urbano com a ligação entre o Distrito Industrial e a BR-163”.