
Dicas e estratégias para reduzir a ansiedade e stress no trabalho
3 de maio de 2018*Por Leandro Camilo
Olá caro leitor(a), como abordei na semana passada que a ansiedade desgasta as pessoas e seu desempenho no trabalho cai mais ainda.
Hoje em dia as pessoas atribuem qualquer dificuldade que possuem a chamada ansiedade. As pessoas colocam todas as suas justificativas no problema do século, atraindo assim como um problema central.
As pessoas não sabem explicar o porque elas não atingem ou não fazem tais coisas, e acabam colocando a culpa na ansiedade, e este fator demonstra que existem comportamentos que levam à ansiedade. As pessoas estão cada vez mais aceleradas, as pessoas nunca passaram a estarem tão conectadas à aparelhos eletrônicos como hoje em dia. Estatisticamente nós temos 4 horas por dia de ouro na nossa vida diária, elas eram usadas para relacionamentos, pessoas e criação de ideias sociais e desde os ultimos anos que nos estamos usando elas para “roubar” nosso tempo produtivo.
Pois estando aceleradas as pessoas não conseguem parar para perceber o que esta acontecendo em seu redor e assim elas acabam ficando acelerada.
Uma pesquisa da OSM – Organização Mundial da Saúde, relata que o Brasil é o País que tem a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo e o quinto em depressão e isso demonstra que uma coisa esta ligada a outra.
Existe um grande senso de propósito na vida da pessoa quando ela inicia algo e consegue terminar. Não estamos falando de acabar de ver a série no Netflix ou de iniciar a comer um pacote de bolacha e terminar. Mais sim um pequeno projeto que você se comprometeu a fazer e concluiu.
Desta forma vemos nos dias de hoje que muitas pessoas cabam deixando as redes sociais “comer” o tempo delas e quando elas vão se dar conta o tempo já se passou e inúmeras coisas não tem como voltar atrás. Assim diz um ditado de que “quem mata o tempo não é assino e sim um suicida”.
Para atingir o propósito dessa matéria, vou levantar algumas suposições. As vezes sua situação pode não ser exatamente esta, assim nem tudo se aplicará a você, mas te garanto que esse conhecimento proporcionará uma ideia de como tratar sua ansiedade no trabalho caso um dia passe ou esteja passando por ela. Vamos supor que:
- Você está em um emprego e não pode sair, seja porque você não arrumou outro ou você tem que ficar nesse emprego por razões pessoais ou familiares.
- Você trabalha em pequenos escritórios (cubículos). As dicas abaixo também são relevantes se você trabalhar em balcão ou trabalha em casa.
- Você é muito bom ou muito boa em sua carreira. Você se esforça ao máximo para ser um(a) ótimo(a) colaborador(a), mas sofre demais com sua ansiedade e luta para não ficar muito ansioso(a).
- Sua ansiedade não é uma questão de dinheiro. Ansiedade de trabalho relacionada ao dinheiro que você ganha é um tipo diferente da ansiedade na vida em geral, e geralmente o segredo para superar essa ansiedade tem muito a ver com mudanças nas suas prioridades e orçamento. Você pode não estar ganhando o quanto você acha que deveria, e isso pode causar alguma ansiedade, mas nós vamos supor que estresse financeiro não é a causa da sua ansiedade.
Outra coisa importante de lembrar é que você decide o quão importante seu trabalho é para você. O trabalho em si é o meio de ganhar a vida.
Pessoas que estão muito estressadas no trabalho geralmente estão dando valor demais no que acontece no ambiente de trabalho.
Aqui estão algumas estratégias eficientes para eliminar sua ansiedade no trabalho:
- CONTINUE OCUPADO(A) DEPOIS DO TRABALHO
A rotina consecutiva de quem sofre com ansiedade no trabalho é ir para casa e descansar. O ideal é se esforçar para continuar ocupado depois do trabalho substituindo pensamentos relacionados e preocupações do trabalho que causam ansiedade por pensamentos novos e melhores. Tente evitar se entregar ao cansaço e abatimento, e em vez disso viva uma outra vida depois do trabalho: saia com os amigos e amigas, faça aulas de dança, pilates, happy hour, futebol ou outro esporte (quando foi a última vez?).
- EXERCITE-SE ANTES OU DEPOIS
Os exercícios físicos possuem um profundo impacto positivo na saúde mental e na ansiedade, e concerteza deve fazer parte da sua rotina diária, pois exercícios físicos liberam endorfinas, hormônio que causa sensação de prazer, que melhora o humor e reduz desconforto físico.
- TRATE AS TAREFAS DE TRABALHO COMO UM JOGO
Uma estratégia de grande valia é aprender a transformar suas atividades de trabalho em desafios para você, pois a maioria dos ambientes de trabalho são chatos e monótonos.Você pode medir seu tempo para ver a rapidez que você termina estas tarefas, ou ver o que você consegue completar em um determinado tempo.
- FINJA QUE ESTÁ TUDO BEM
Aqui vai uma estratégia difícil, mas que pode ser altamente eficaz é simplesmente “fingir”. Finja que você não está irritado ou ansioso com o que acontece no seu trabalho. Existem uma ciência que estuda a chamada dissonância cognitiva, isso faz com que a mente consiga se adaptar as diversas maneiras que você se comporta. Se você agir como um empregado excelente, feliz e autoconfiante todo dia, mesmo quando isso não é a realidade, você pode começar a sentir as mesmas emoções positivas que você está fingindo experimentar, e consequentemente reduzir sua ansiedade.
Espero que essas dicas e estratégias para combater a ansiedade no trabalho possa ter contribuído para que seu dia dia seja um dia de EXCELÊNCIA.
*O colunista Leandro Camilo possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios, especialista em Gestão Pública e pós-graduado em Recursos Humanos. Leandro ainda é mestre em Agronegócios e Líder Coach (IMB – Instituto Mentes Brilhantes). Atualmente atua como docente na UNIGRAN e FETAC e é proprietário da LS Consultorias & Treinamentos.
Excelentes dicas! Parabéns!
Excelentes dicas irá ajudar muito quem realmente não vê saídas !!!