Clube de Ciências do Bioparque Pantanal inicia atividades com estudantes de escolas de MS

Clube de Ciências do Bioparque Pantanal inicia atividades com estudantes de escolas de MS

26 de junho de 2026 0 Por redacao2

O Bioparque Pantanal deu início às atividades da 4ª edição do Clube de Ciências, reunindo estudantes e professores de diferentes instituições de ensino em uma jornada de pesquisa, inovação e produção científica.

Ao longo deste semestre, os grupos irão elaborar um produto científico alinhados a temas como sustentabilidade ambiental, questões sociais, práticas educacionais inovadoras, desenvolvimento e inovação.

Os 16 projetos selecionados já começaram a ser desenvolvidos e seguem um calendário de encontros semanais com orientação de profissionais do maior aquário de água doce do mundo.

Nesta edição, o Clube de Ciências trouxe três novas modalidades de ingresso: “Continuidade de projetos ou novas propostas de escolas parceiras”, “Participação em projetos institucionais” e “Ingresso Regular”.

A ampliação das modalidades busca fortalecer a integração entre escolas, pesquisadores e o Bioparque Pantanal, além de incentivar a permanência e o aprofundamento de pesquisas já iniciadas.

Para a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, o Clube de Ciências reforça o papel da instituição como um espaço de produção de conhecimento. “O projeto mostra que o empreendimento vai muito além de um espaço de visitação, somos um grande centro de pesquisa e conhecimento. O início das atividades representa uma oportunidade única de promover a participação ativa dos jovens no universo científico, despertando a vocação pela ciência”.

Durante as atividades do Clube, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar a prática científica, transformando ideias em conhecimento e aproximando-se do universo da ciência.

Estudantes e professores foram recepcionados pelos coordenadores do Clube de Ciências e conheceram o empreendimento.

A estudante Sabrina Dias Ferreira, da Escola Estadual José Serafim Ribeiro, no município de Jaraguari, está entusiasmada com a continuidade da sua pesquisa. “No ano passado, nós produzimos sabonetes e cremes corporais utilizando a farinha e a casca do jatobá. Neste ano o foco está sendo pesquisar a importância do fruto e seu contexto histórico na cidade”.

Para um dos coordenadores do Clube de Ciências, Bruno Lima, o foco é transformar a forma como esses estudantes enxergam o mundo e o próprio futuro. “O trabalho vem para fazer a revolução intelectual nesses estudantes, fazer eles terem pensamento crítico e questionamentos, e também, trabalhar a popularização da ciência de uma forma divertida”.

Os projetos selecionados estão disponíveis no link a seguir: https://bioparquepantanal.ms.gov.br/wp-content/uploads/2026/05/Resultado-Clube-de-Ciencias-2026.pdf

Caio Henrique Romero, Comunicação Bioparque
Fotos: Rosana Moura/Bioparque Pantanal

Fonte: Agência de Notícias do MS