Despedida de Marcelo Miranda relembra capítulos da construção de Mato Grosso do Sul

Despedida de Marcelo Miranda relembra capítulos da construção de Mato Grosso do Sul

24 de junho de 2026 0 Por redacao2
​​​​​​​Velório reuniu familiares, autoridades, amigos e admiradores do ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de Campo Grande, que faleceu aos 87 anos

O saguão Nelly Martins, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), recebeu nesta quarta-feira (24) familiares, autoridades, amigos e representantes da sociedade para a despedida do ex-governador Marcelo Miranda. Reconhecido como uma das principais lideranças políticas da história sul-mato-grossense, ele morreu aos 87 anos, em Campo Grande, após complicações decorrentes de uma pneumonia.

Pela manhã, centenas de pessoas passaram pelo Parlamento estadual para prestar as últimas homenagens ao ex-governador, que teve papel decisivo na consolidação administrativa e institucional do Estado. Em sinal de respeito, a ALEMS decretou luto oficial de três dias e manteve as bandeiras hasteadas a meio-mastro.

Paulo Henrique relembrou décadas de conviência ao lado do pai

A programação dadespedida incluiu uma missa celebrada pelo padre Reginaldo, pároco da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Também estava prevista uma homenagem musical da dupla Rafa & Léo, em um momento de fé e reverência à trajetória de Marcelo Miranda.

O sepultamento está previsto para as 15h no cemitério Jardim das Palmeiras, próximo à UCDB.

O legado visto pela família

Entre os familiares presentes, o deputado estadual João Henrique (NOVO), neto de Marcelo Miranda, destacou que a história do avô não pode ser resumida apenas pelos cargos que ocupou.

Segundo ele, a família conviveu com um homem simples, bem-humorado e persistente, que carregava para dentro de casa a mesma capacidade de diálogo que marcou sua trajetória política. “Gostaria que as pessoas conhecessem também a faceta privada de Marcelo Miranda: um mineiro extremamente bem-humorado e persistente. Ele foi um homem de origem humilde que, com muito trabalho, venceu na vida”, afirmou.

Paulo Eduardo destacou que o pai era homem simples e humorado

João Henrique lembrou ainda que o avô assumiu funções decisivas em um momento em que Mato Grosso do Sul ainda estruturava suas instituições e sua infraestrutura. “Ele foi um dos artífices da construção deste Estado. Foi responsável por edificar as bases da infraestrutura de Mato Grosso do Sul”, destacou.

O parlamentar também afirmou que o trabalho era uma das maiores paixões do ex-governador. “Ele era um homem que vivia para realizar e construir”.

Pai, avô e exemplo de vida

A dimensão familiar de Marcelo Miranda também foi lembrada pelos filhos. Paulo Eduardo destacou o exemplo deixado pelo pai ao longo da vida: “Foi um homem de família, exemplo de conduta e de ser humano. Tudo o que fez foi tentando dar o melhor de si”.

Conforme ele, características como sinceridade, alegria, companheirismo e dedicação marcaram a convivência familiar. “Tenho orgulho da pessoa que ele foi e de tudo o que representou para Mato Grosso do Sul”, acrescentou.

Deputado Junior Mochi destacou obras executadas por Marcelo

Já Paulo Henrique relembrou décadas de convivência ao lado do pai em viagens e compromissos políticos por praticamente todos os municípios do Estado. “O desenvolvimento de Mato Grosso do Sul começou com ele. Foi um homem que construiu muito pelo nosso Estado”, frisou.

Ele destacou ainda os desafios enfrentados por Marcelo Miranda nos primeiros anos de Mato Grosso do Sul, quando a estrutura administrativa ainda estava sendo organizada. “Criar um Estado que praticamente não existia exigiu coragem, visão e muito trabalho”.

Marcelo Miranda deixa quatro filhos — Ana Cristina, Ana Cecília, Paulo Eduardo e Paulo Henrique —, dez netos e sete bisnetos.

Homenagens de amigos e autoridades

Carla Stephanini ressaltou contribuição de Marcelo para MS

Ao longo do velório, lideranças políticas de diferentes gerações prestaram homenagens ao ex-governador.

Amigo de longa data e integrante de sua equipe de governo, João Leite Schimidt relembrou a trajetória de Marcelo Miranda desde a chegada ao Estado até a consolidação como uma das principais lideranças políticas sul-mato-grossenses. “Ele tinha uma simpatia singular, marcada pela humildade. Talvez daí viesse a sua força política”, lembrou.

Schimidt também recordou a eleição de Marcelo Miranda para a prefeitura de Campo Grande e sua ascensão aos cargos de governador e senador da República. “Foi prefeito, governador por duas vezes, senador e amigo durante toda a vida”.

João Leite Schimidt relembrou trajetória do amigo

A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Carla Stephanini, ressaltou a contribuição do ex-governador para a estruturação administrativa do Estado. “Foi uma dedicação político-administrativa ímpar na construção de Mato Grosso do Sul. É um legado que os sul-mato-grossenses sempre irão reverenciar”.

Já o deputado estadual Junior Mochi (MDB) destacou obras executadas durante as gestões de Marcelo Miranda em diversas regiões do Estado. “Em praticamente todas as cidades é possível encontrar uma obra, uma escola ou uma ação que carrega a marca do seu governo. É um legado que permanece visível até hoje”.

Formação do Estado

Familiares e amigos durante o velório de Marcelo Miranda

Engenheiro civil de formação, Marcelo Miranda chegou à região que mais tarde se tornaria Mato Grosso do Sul para trabalhar na construção da Usina Hidrelétrica de Jupiá. Posteriormente, atuou no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), participando da implantação de milhares de quilômetros de estradas vicinais.

Foi prefeito de Campo Grande entre 1977 e 1979, governador do Estado por nomeação entre 1979 e 1980, senador da República de 1983 a 1987 e, posteriormente, o primeiro governador eleito pelo voto direto após a redemocratização, exercendo mandato de 1987 a 1991.

Ao se despedirem de Marcelo Miranda na Assembleia Legislativa, familiares, amigos e autoridades lembraram não apenas o homem público que ajudou a construir Mato Grosso do Sul, mas também o pai, avô e amigo cuja história permanece ligada ao desenvolvimento do Estado.

Fonte: ALEMS