Quase metade das ligações para o Disk-Covid em MS estão fora do propósito

Quase metade das ligações para o Disk-Covid em MS estão fora do propósito

23 de abril de 2020 0 Por jornalismo

Em coletiva para divulgação do boletim epidemiológico do coronavírus na quarta-feira (22), o coronel Marcello Fraiha do Corpo de Bombeiros de Campo Grande, relatou que de 7.938 ligações para o Disk-Covid, 49,5% são de chamadas abandonadas ou de pessoas que ligam para fazer outros tipos de questionamentos, prejudicando o trabalho efetivo da equipe no enfrentamento da doença.

A medida tem o objetivo de evitar que pessoas suspeitas de terem contraído a nova doença procurem hospitais ou demais unidades, onde podem transmiti-la para outras pessoas doentes e com baixa imunidade.

Já em Dourados a situação é diferente. Segundo o membro do Comitê de Gerenciamento de Crise do coronavirus no Município, o médico Frederico Oliveira Weissinger, no começo da ação a população ligava para buscar outros atendimentos, porém, a partir do trabalho de orientação realizado nas redes sociais foi possível mudar esse cenário.

“O Disk-Covid foi criado para disponibilizar uma orientação básica a cerca dos sintomas do coronavírus. Hoje, praticamente não temos mais essas ligações de trotes ou buscando informações que não tenham relação com a patologia”, explica ele.

Conforme informações do médico, os números dos atendimentos em Dourados ainda estão sendo computados.

Há mais de um mês a Prefeitura está operando o atendimento 24 horas pelo Disk Covid-19.

Por meio dos números (67) 9 8468-8386 e (67) 9 8468-8259, médicos e enfermeiros estarão de plantão todos os dias, inclusive nos fins de semana, orientando e prestando esclarecimentos à população que apresentar os sintomas do Coronavírus.

Situação do Covid-19 em MS

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta quarta-feira (22), em Mato Grosso do Sul, há 175 casos confirmados com Covid-19.

No Estado há 1.284 casos notificados, desses 1.061 foram descartados e 21 excluídos. No Estado foram registrados seis óbitos.

Ainda há 27 casos em investigação, em Aparecida do Taboado (1), Campo Grande (3), Chapadão do Sul (1), Dourados (4), Itaporã (1), Mundo Novo (1), Naviraí (1), Nova Alvorada do Sul (1), Paranaíba (1), Ponta Porã (5), Sidrolândia (1), Selvíria (1), Taquarussu (1) e Três Lagoas (5).