
SES e Lacen/MS realizam reunião técnica sobre vigilância da dengue e chikungunya
14 de maio de 2023
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) e Lacen/MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul) realizaram na sexta-feira (12) reunião técnica sobre a vigilância genômica das arboviroses – Dengue e Chikungunya – no Estado a representantes da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), CGLAB (Coordenação-Geral de Laboratório de Saúde Pública) e a representante do DAEVS (Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde e Ambiente) Maria Jesus, do Ministério da Saúde.
Os dados apresentados são produto do trabalho de sequenciamento genômico dos vírus da Dengue e Chikungunya obtidos durante a capacitação realizada no Lacen/MS, coordenada pelo pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Luiz Alcântara.
“Viemos fazer o mapeamento genético de tudo que estava circulando em 2023 de Dengue e Chikungunya no estado de Mato Grosso do Sul. Pudemos verificar que todas as amostras de Dengue 1 mapeadas continuam com os mesmos genótipos, variantes e linhagens e em relação a Dengue 2 verificamos a predominância do genótipo cosmopolita. Já em relação ao Chikungunya, a análise evolutiva demonstra que a linhagem africana ECSA continua circulando, e neste ano tem um perfil similar às amostras mapeadas anteriormente”, explica Alcântara.
Com a vigilância genômica das arboviroses será possível mapear e monitorar os genótipos que circulam no estado e, assim, conhecer sua origem e evolução. O Ministério da Saúde, por meio da CGLAB vem estruturando a Rede Nacional de Sequenciamento Genético com o objetivo de fortalecer a Rede Nacional de Laboratórios em Saúde Pública.